Todos os anos, o European Best Destinantions aponta a bússola para destinos que podem virar tendência nos próximos tempos. Após a votação de mais de 1 milhão de pessoas de 172 países, foram hoje divulgados os 20 melhores destinos da Europa para 2024.

Entre os critérios de seleção estiveram a qualidade de vida, o desenvolvimento sustentável, a oferta cultural durante todo o ano, a popularidade nas redes sociais e o reconhecimento em prémios internacionais.

Ainda de acordo com o European Best Destinantions, esta distinção tem um impacto real no crescimento do turismo em certos destinos. Por exemplo, o turismo na cidade do Porto cresceu 17%, após ter sido nomeado em 2017, indica o site que promove a oferta turística na Europa.

Marbella é o melhor destino de 2024

Para este ano, a primeira novidade é a chegada de um destino em Espanha ao primeiro lugar do pódio. No sul do país vizinho, a cidade de Marbella foi eleita o melhor destino de 2024, sendo descrita como um dos destinos mais exclusivos, ensolarados e belos da Europa.

Numa lista que incluiu outros lugares como Malta, Riga, Siena, Córsega, Piran ou Ilhas Faroé, o European Best Destinantions considera que os viajantes procuram cada vez mais experiências completas que incluam gastronomia, cultura e atividade física. As "city breaks" para museus e compras parecem estar a dar lugar a viagens em que se pode combinar praia, atividades ao ar livre e vida noturna.

Nesse "campeonato", a Madeira que surge em sétimo lugar cumpre todos os requisitos com excelência. "Wiston Churchill já tinha eleito a Madeira como um dos melhores destinos da Europa, como hoje o fazem nómadas digitais, surfistas, amantes da natureza, foodies, instagrammers, amantes dos vinhos e dos desportos ao ar livre", descreve o site num comunicado enviado ao SAPO Viagens.

Além de Marbella e Madeira, o top 10 é formado por Mónaco, Malta, Genebra, Batumi, Riga, Florença, Londres e Reykjavik.

Portugal é o segundo país mais popular no European Best Destinantions e a Madeira é o destino mais premiado desta lista, tendo sido já distinguida como "melhor ilha do mundo" várias vezes pelos World Travel Awards.

Entre os mais de 500 destinos divulgados pelo site, na galeria de fotos abaixo, encontra a lista completa dos 20 melhores destinos da Europa para 2024.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.