A Carris recebeu esta madrugada o primeiro dos 15 novos elétricos articulados que irão circular na frente ribeirinha de Lisboa. O protótipo chegou durante a noite às instalações da transportadora em Alcântara nas costas de um veículo pesado, perante o olhar de alguns curiosos.

A compra dos novos elétricos foi anunciada em abril de 2021 e representa um investimento de 43,4 milhões de euros. Na altura, a operadora lisboeta previa que o primeiro veículo fosse entregue 22 meses após o início do contrato e os restantes 14 nos nove meses seguintes.

Se cumprirem o calendário estipulado, é possível que os próximos veículos (alguns deles já visíveis nas instalações do fabricante em Navarra) cheguem a Lisboa até ao final de janeiro do próximo ano. Ainda não é conhecida a data para a entrada ao serviço do elétrico recém-chegado.

A nova geração de elétricos lisboetas foi encomendada à espanhola CAF e irá servir a carreira 15E, cuja linha será prolongada nas duas pontas, da Cruz Quebrada até Santa Apolónia. É a primeira vez em 28 anos que a Carris renova a sua frota de elétricos. Os modelos articulados mais recentes chegaram a Lisboa em 1995.

As fotografias que acompanham este artigo foram gentilmente cedidas por Rafael Santos.