“Quem nos visita vai poder saber um pouco da história e dos factos mais importantes que representam aquele castelo e, ao fim ao cabo, do nosso concelho”, destacou hoje o presidente da Câmara de Portel, José Manuel Grilo, em declarações à agência Lusa.

Fundado em 1261, o castelo de Portel, pertencente à Fundação Casa de Bragança, está classificado como monumento nacional.

O centro de interpretação, já em funcionamento, nasceu no edifício do antigo arquivo municipal, junto ao castelo e aos Paços do Concelho, e o projeto incluiu a criação de um novo espaço público de lazer, perto das muralhas, na zona sul do castelo.

Segundo o autarca, o investimento total ronda os 230 mil euros, com apoio de fundos comunitários, nomeadamente do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020.

“É um projeto de promove e valoriza o nosso castelo e aquele espaço público junto às muralhas sul do castelo”, sublinhou, indicando que o terreno onde foi criada a nova zona de lazer tinha sido adquirido, recentemente, pela autarquia a um particular.

José Manuel Grilo revelou que o centro de interpretação conta com conteúdos multimédia e painéis de leitura que são “suportados por uma banda desenhada original”, adiantando que será ainda disponibilizado um filme de animação sobre o castelo.

O presidente do município lembrou também que o castelo e as muralhas interiores vão beneficiar de obras de recuperação e valorização, que já foram adjudicadas, num investimento de cerca de um milhão de euros.