Num edifício que mantém a traça arquitetónica e que, em 2020, recebeu a classificação de edifício de Interesse Municipal, a Pinhais lança o “Conservas Pinhais Factory Tour”, um Museu-Vivo pioneiro da indústria conserveira, que alia a sua fábrica histórica às suas marcas estratégicas Pinhais e Nuri.

Este é um projeto único no panorama do turismo nacional e internacional, que proporcionará uma experiência imersiva sobre todas as fases do processo ao vivo. Delineado para a promoção da comunidade local e do turismo, o projeto da Pinhais, conserveira que no ano passado celebrou o seu centenário, visa contribuir para a preservação e valorização da indústria conserveira de Matosinhos e tem inauguração prevista para outubro.

Com localização na Avenida Menéres, o projeto conta desde o seu arranque com a parceria institucional da Câmara Municipal de Matosinhos. De acordo com a Presidente da Câmara, Luísa Salgueiro, “este projeto apresenta caraterísticas únicas no setor do turismo industrial, será um Museu-Vivo com uma dinâmica muito própria e grande ligação às tradições de Matosinhos. A autarquia entende ser um equipamento estratégico e de grande valia para o desenvolvimento económico da região.”

Dotada de um legado histórico-cultural diferenciador em várias vertentes, arquitetónica, processual e de produto, a instalação de um Museu-Vivo na fábrica Pinhais enquadra-se nos seus objetivos, valores e missão, permitindo assim salvaguardar e valorizar a memória da indústria conserveira a todos os visitantes, que cada vez mais procuram experiências verdadeiras, que ativem os cinco sentidos e que sejam únicas.

Alvo das intervenções necessárias à requalificação e adaptação, a infraestrutura centenária do edifício da conserveira de Matosinhos acolherá assim o museu.

Viagem à história centenária da Pinhais e da indústria conserveira

O objetivo deste projeto passa por promover a singularidade da experiência da Conserveira Pinhais, através de aspetos distintivos como a manutenção do método artesanal e edifício centenário, caraterísticas únicas que lhe conferem um caráter histórico, também indissociáveis do espaço onde se inserem. É neste sentido que o “Conservas Pinhais Factory Tour” está vocacionado, ou seja, perpetuar um legado e dar a conhecer o património material e imaterial da Pinhais e das suas marcas, das mais antigas às mais notórias.

Todas as visitas ao Museu-Vivo serão guiadas por mediadores culturais, que levarão os visitantes numa viagem ao passado, às raízes da Pinhais e de todas as suas marcas, nomeadamente a mais internacional, a Nuri. A visita permitirá conhecer uma das mais antigas fábricas em atividade, conhecendo um espólio diversificado que faz parte da história do processo produtivo artesanal, mergulhar na história da empresa e da indústria conserveira, através de conteúdos digitais exclusivos, e participar no processo de empapelamento (embrulhar as latas segundo as técnicas das artesãs da empresa).

O tour culminará numa das salas mais imponentes do edifício, com uma prova das iguarias da Pinhais e ainda na loja, onde se encontram conservas e artigos de colecionador.

Com o avançar do projeto, ofertas complementares serão integradas na agenda do Museu, como exposições temporárias, serviços educativos e workshops.

Promover a fusão do turismo cultural e histórico com o turismo gastronómico

Visitar a “Conservas Pinhais Factory Tour” será uma experiência para todas as faixas etárias e é nesse sentido que o projeto tem sido desenvolvido, para ser inclusivo. Com particular interesse para a comunidade local, até pelo impacto histórico que a Pinhais tem no município, assume-se também como ponto de interesse para a comunidade estrangeira.

Se por um lado trata-se de mostrar um legado único de uma indústria muito importante para a Europa, sobretudo durante as duas Grandes Guerras, tendo um impacto socioeconómico muito relevante, por outro pretende evidenciar algo único, autêntico e diferenciador, que um visitante procura quando visita novos países.

Além do turismo cultural e histórico, o projeto associa o turismo gastronómico, principal motivo de visita de muitos turistas à região e, dada a presença da Pinhais em diversos mercados internacionais, é esperado ainda interesse de mercados como o austríaco e norte-americano, mas também o espanhol, francês, alemão e italiano.