A 22 de agosto, Marco de Canaveses inaugurou o PR8 - Trilhos de Portocarreiro, uma pequena rota circular com 16 quilómetros, que permite usufruir das belas paisagens, da natureza e do património arquitetónico e cultural da freguesia de Vila Boa de Quires.

Ao longo deste percurso é possível visitar a igreja românica de Santo André de Via Boa de Quires, inserida na Rota do Românico, poder apreciar um dos ex libris do concelho, a fachada barroca das Obras do Fidalgo, além de percorrer os antigos caminhos rurais.

Neste trilho, pode-se fazer um pequeno desvio, pela variante do PR para ver a Sepultura dos Quatro Irmãos, sendo que o trilho continua por caminhos rurais e tranquilos, com vista para o rio Tâmega, em direção à ribeira de Castro, até alcançar uma ponte de madeira. Prosseguindo paralelo ao curso de água encontra-se uma cascata, num recanto de inegável beleza. O trilho prossegue em direção a Maureles, passando por vários pontos de interesse como a igreja Paroquial de Santa Maria de Maureles, o Pelourinho de Portocarreiro e a Capela Senhora do Pilar, entre outros.

Inaugurado no dia 29 de agosto, o PR9 - Caminhos do Zé do Telhado, na freguesia de Penha Longa e Paços de Gaiolo, é pequena rota circular com aproximadamente 12 quilómetros, que permite usufruir das belas paisagens do rio Douro e conhecer um pouco da história do Marco de Canaveses e em particular da freguesia de Penha Longa e Paços de Gaiolo.

Remete-nos para tempos conturbados e à figura do Zé Telhado, que lhe dá o mote. O percurso passa na Barragem do Carrapatelo e junto à Casa do Carrapatelo, percorrendo um conjunto de caminhos rurais onde a proximidade ao rio Douro é constante. O trilho passa por diversos pontos de interesse como a Casa da Avelosa, Quinta da Azenha, Penedo dos Amores e Casa da Cardia.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.