Com o verão a chegar ao fim, a Autoridade do Turismo de Malta continua a promover o arquipélago. De acordo com o comunicado, Malta é o local ideal para fazer atividades e desportos ao ar livre mesmo no inverno, destacando a ilha de Gozo.

As águas cristalinas que caraterizam Gozo recebem todos os anos visitantes de todas partes do mundo para a prática de desportos náuticos. Um dos pontos de partida mais famosos é Dwejra, onde se encontra uma gruta submarina à qual se acede através do famoso Blue Hole que permite explorar as profundidades do Mediterrâneo.

Este enclave de Gozo também pode ser descoberto através da prática de caminhada, com partida da aldeia de San Lawrenz. Outro caminho, de dificuldade mais reduzida, e que permite apreciar a beleza da ilha, a pé ou de bicicleta, é o da costa de Xwejni. Uma paisagem quase lunar, protagonizada por salinas a que se tem acesso a partir da localidade costeira de Marsalforn. Com um clima temperado, onde o sol e as temperaturas suaves são as grandes estrelas, Gozo é a ilha perfeita para os amantes de caminhadas.

A ilha tem algumas das falésias mais espetaculares da Europa e que permitem também a prática de escalada. Gozo é considerada desde a década de 90 do século passado, um verdadeiro paraíso para os que praticam este tipo de desporto.

Atualmente, existem seis áreas principais onde a escalada pode ser praticada em toda a sua plenitude: Dwejra Bay, Ghajn Abdul, Kerchem Black Slab, Xlendi Bay e Mgarr in-Xini. Outras zonas menos conhecidas são as do Vale de Munxar e os penhascos da costa norte.

A todos estes locais e atividades, soma-se a oferta gastronómica da ilha e também da Cidadela. Esta antiga fortificação é perfeita para ser visitada durante os dias de inverno e situa-se na capital de Gozo, Victoria; a destacar ainda o santuário de Ta´Pinu, a poucos quilómetros de Għarb ou ainda os templos pré-históricos de Ggantija, Património da Humanidade da UNESCO, que datam de 3600 e 3200 a.C, sendo anteriores a Stonehenge ou às pirâmides do Egipto.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.