São estes números redondos e impactantes que marcam a presença da Madeira e Porto Santo na BTL. Foi há 600 anos que os navegadores portugueses deram à costa deste magnífico arquipélago, na época, não habitado, e cujo papel foi incontornável nas  viagens marítimas  realizadas por Portugal nos séculos XV e XVI.

Ao longo destes séculos, a Madeira atravessou diversos ciclos económicos cujo papel no desenvolvimento da ilha acabaria  por  estruturar e desenhar vários aspetos sócio-culturais da vida madeirense.

Afirmar, junto do mercado nacional, a Madeira como destino de férias, ao longo dos 365 dias do ano, é o objetivo, numa clara estratégia de maior proximidade que, mais uma vez, será confirmada nesta representação promocional.  Mercado que, aliás, tem  vindo a recuperar ao longo dos últimos 3 anos.

Em 2019 o mote de comunicação será “Este é o ano para ir à Madeira” e a ativação do conceito começa já na BTL, com um vasto conjunto de iniciativas, nomeadamente sorteio de viagens e estadas na Madeira e Porto Santo. É ainda neste evento que serão evidenciados os principais motivos pelos quais muitos portugueses irão à Madeira em 2019.

O  mote da presença da Madeira na BTL de 2019 é os 600 anos da chegada dos portugueses ao arquipélago e a tradição secular  ligada ao turismo à hospitalidade. O processo de desenvolvimento da ilha ao  longo  destes seis séculos divide-se essencialmente em quatro ciclos que marcam a organização do stand na Bolsa  de  Turismo.  São  eles:  Ciclo dos Cereais, Ciclo do Açúcar, Ciclo do Vinho e Ciclo do Turismo.

Porém, hoje, após 600 anos de povoamento da ilha, a natureza deslumbrante do  arquipélago continua a ser o seu bem mais  precioso e mesmo a animação turística, um dos pontos mais fortes deste destino, gira em torno da orografia, diversidade morfológica e paisagística. As montanhas, as águas límpidas, as florestas frondosas, o clima  ameno,  o descanso, o lazer e o  desporto são os pontos fortes da Madeira e Porto Santo.

Em  2018,  a  Região  registou  mais  de  314  mil  hóspedes nacionais, os quais deram origem a mais de 995 mil dormidas  na  hotelaria  regional.  O ano encerrou com  este mercado a crescer 1,7% nos hóspedes e 7,4% nas dormidas,  crescimento  que se  valoriza sobretudo se atendermos a que o mesmo é constante ao longo dos últimos 4 anos. Destaque ainda para o aumento significativo da estada média que passou para 3,2 dias.

SOBRE O ARQUIPÉLAGO

Paisagens deslumbrantes, florestas densas, verdejantes, montanhas vulcânicas, jardins com flores de cores exuberantes, sabor a maracujá e mergulhos no mar azul do Atlântico.

Este arquipélago português compreende quatro grupos de ilhas: Madeira,  Porto  Santo,  Desertas  e  Selvagens,  e  apenas  as duas  primeiras  são  habitadas.  As  outras  ilhas,  Desertas  e Selvagens são reservas naturais e fazem jus ao nome que lhes foi atribuído.

A Madeira está a aproximadamente a 1000km do continente europeu e a apenas 500km do continente africano. A posição geográfica e a orografia montanhosa da ilha da Madeira propiciam um clima ameno: 25° C no verão e 17° C no inverno, com temperaturas médias muito suaves e uma humidade moderada. O clima da ilha do Porto Santo é seco e estável, com pouca  variação térmica entre as diferentes estações, pelo que é normal fazer praia durante todo o ano.