A Autoridade de Informação Geoespacial do Japão (GSI) confirmou que o país tem 14.125 ilhas - mais do dobro do número conhecido anteriormente - na primeira recontagem em 36 anos. O número amplamente aceite até agora era de 6.852, anunciado em 1987 pela Guarda Costeira do Japão.
A GSI enfatizou que o novo número reflete os avanços na tecnologia de levantamento e os detalhes dos mapas usados para a contagem – não alterando a área total de terra em posse do Japão. Em 1987, foi usada tecnologia básica que muitas vezes identificava erroneamente grupos de pequenas ilhas como uma ilha. Também foram deixadas de fora milhares de ilhas, muitas das quais estavam dentro de lagos ou rios e não incluíam os bancos de areia dos rios, que a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar agora reconhece como ilhas. Além disso, a atividade vulcânica levou à criação de mais ilhas.
Embora não exista acordo internacional sobre como contar ilhas, foi usado o mesmo critério de tamanho da pesquisa anterior, em 1987. Assim, foram consideradas todas as áreas naturais de terra com uma circunferência de pelo menos 100 metros.
Comentários