Começou hoje o período de votação para eleger a árvore que representará Portugal na edição europeia do "Tree of the Year 2024". Até ao dia 5 de janeiro, qualquer pessoa pode votar na sua árvore favorita através de uma votação online.

São 10 árvores que vale a pena ficar a conhecer e que destacamos aqui, com base nas descrições da iniciativa:

Segundo a organização da iniciativa, a edição de 2024 viu novamente aumentar o número de árvores candidatas em relação aos anos anteriores. Este ano, as dez árvores nomeadas a nível nacional foram escolhidas entre 44 candidaturas recebidas.

Em 2023, o Eucalipto de Contige, a árvore classificada mais alta de Portugal, foi o representante português no concurso europeu.

Sobre o concurso

A votação para escolher a Árvore Europeia do Ano é organizada anualmente pela Environmental Partnership Association (EPA). Promovida pela primeira vez em 2011, envolve 22 países europeus, cada um representado pela árvore vencedora do respetivo concurso nacional.

A edição portuguesa é promovida pela União da Floresta Mediterrânica (UNAC) desde 2018 e tem como objetivo "destacar a importância das árvores antigas na herança cultural e natural". Segundo a organização, a escolha das árvores não se foca apenas na beleza, tamanho ou idade da árvore, levando em conta também a sua história e relações com as pessoas. "Procuramos árvores com história" é um dos lemas do projeto.

Apesar da curta história da iniciativa no nosso país, uma árvore nacional já conta com a distinção máxima a nível europeu. Logo no primeiro ano da participação de Portugal, o sobreiro "assobiador" de Águas de Moura, em Palmela, foi eleito como a Árvore Europeia de 2018.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.