Foto:Hans-Jürgen Münzer@Pixabay

Ulrike Bohnet, Diretora do Turismo da Alemanha para Portugal e Espanha, reforçou a mensagem da CEO do Turismo da Alemanha, Petra Hedorfer, ao realçar a importância do turismo transmitir uma mensagem que promova a paz e a união tendo em conta o contexto que se vive. “Era impensável uma guerra na Europa nos dias de hoje”, partilha Ulrike. Porém, a 24 de fevereiro o “impensável” tornou-se realidade com o início da guerra na Ucrânia após a Rússia ter invadido o país.

Após dois anos de pandemia, o sector do turismo continua a ter grandes desafios e, por isso, o Turismo da Alemanha espera passar uma mensagem de harmonia entre gerações, tradições e diferentes influências culturais. A “German.Local.Culture”. promove experiências locais em destinos urbanos ao mesmo tempo que destaca as áreas rurais e as respetivas ofertas de turismo sustentável.

De acordo com dados apresentados por Ulrike Bohnet, durante uma conferência de imprensa realizada em Lisboa, o turismo da Alemanha registou mais de 223 mil dormidas em 2021, um crescimento de 7,9% face ao ano anterior.

Ainda que o país acredite que só vai recuperar totalmente os números do turismo pré-pandémia em 2024, Ulrike Bohnet acredita que a tendência de crescimento se mantenha este ano mostrando razões para que os portugueses visitem o país em breve. Mesmo quem já visitou Berlim ou a Baviera, o destino alemão mais visitado por portugueses em 2021, tem muito para descobrir neste país “onde há sempre algo novo”.

Descubra oito razões para visitar a Alemanha em breve:

1. 51 lugares classificados como património da UNESCO para apreciar – e os centros históricos de Wismar e Stralsund celebram o 20º aniversário como património, enquanto que o Lübeck o 35º aniversário .

2. Há novos museus para conhecer, como os recém inaugurados MOMEM (museu em Frankfurt sobre música moderna eletrónica) e Bibelmuseum (museu  religioso em Nürnberg ). Se esperar até outubro, terá mais um para conhecer Berlim: o Fotografiska.

3. Há muita natureza para explorar e eco-cidades para lhe inspirarem a ser mais sustentável

4. Leipzig vai assinalar o 175º aniversário da morte do compositor Mendelssohn com vários eventos que vão culminar com o Festival Mendelssohn que comeca a 31 de outubro e termina a 06 de novembro.

5. O Documenta Fifteen deste ano será "diferente".  A 15ª exposição de arte contemporânea em Kassel acontece entre o dia 18 de junho e o dia 25 de setembro e terá novos edifícios, entre outras novidades, segundo Ulrike.

6. Em Oberhausen há uma exposição sobre os nossos tempos que nos vai deixar a pensar. O “Paraíso frágil” é a primeira exposição desde a remodelação do Gasómetro e conta com fotografias “impactantes” que mostram a influência que os seres humanos têm no meio ambiente.

7. Terá a oportunidade de assistir a um espetáculo que só acontece de 10 em 10 anos em Oberammergau. Cancelado em 2020 devido à pandemia, "A Paixão de Cristo" regressa este ano. A peça, cujo elenco é formado por habitantes deste municipio, é apresentada desde 1633. O espetáculo será exibido de 14 de maio a 02 de outubro deste ano.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.