![Florescer das Camélias regressa ao Parque Terra Nostra](/assets/img/blank.png)
A celebração do Florescer das Camélias arranca no próximo dia 22 de fevereiro, com a tradicional exposição de Camélias das Furnas, organizada pela Câmara Municipal da Povoação em parceria com o Terra Nostra Garden Hotel e a Junta de Freguesia das Furnas, no Pavilhão Multiusos das Furnas, e estende-se até 22 de março, com um conjunto de iniciativas que reúne anualmente o melhor da cultura e da botânica açoriana, promovendo não apenas as camélias, mas também a singularidade do património natural do arquipélago.
Ao longo do mês, estão previstas visitas guiadas à coleção de camélias do Parque Terra Nostra, em português e inglês, lideradas por Carina Costa, engenheira agrónoma que cresceu nestes jardins, e que desvendará algumas curiosidades e explicará a história e o cultivo desta espécie.
Ainda no âmbito Florescer das Camélias, o Terra Nostra Garden Hotel preparou um workshop de sushi no TN Sushi Bar. Alusivo à temática das camélias, este workshop será realizado através da inscrição dos participantes, com menu de sushi incluído, no dia 22 de fevereiro.
Fazem, também, parte do programa do Terra Nostra Garden Hotel tratamentos ligados à saúde e ao bem-estar no “World Top Spa” TN Wellness Place, bem como cocktails, sugestões gastronómicas e decorações dedicadas ao tema do momento, as camélias.
Presentes no Parque Terra Nostra desde o início do século passado, há cerca de 2.720 camélias georreferenciadas nos jardins do Terra Nostra Garden Hotel. Estão distribuídas por cinco áreas temáticas distintas, ao longo de caminhos históricos e junto ao lago, e esta é a melhor época do ano para as visitar.
International Camellia Garden of Excellence
Considerado um dos mais emblemáticos e visitados jardins botânicos dos Açores, o Parque Terra Nostra acaba de renovar o título de International Camellia Garden of Excellence até 2034. Um reconhecimento atribuído pela International Camellia Society que reafirma o Parque Terra Nostra como espaço de excelência mundial, referência na área da botânica e símbolo de preservação e valorização das camélias.
O título, que é atribuído apenas a jardins com coleções de camélias notáveis pela sua qualidade, diversidade e relevância histórica, sublinha o compromisso do Parque Terra Nostra em promover a conservação e o estudo desta espécie botânica. Com uma coleção de mais de 800 variedades de camélias, o jardim torna-se um ponto de encontro para apreciadores e investigadores de todo o mundo.
Propriedade privada da família Bensaude desde 1936, o Parque Terra Nostra está prestes a celebrar 250 anos de história. Conta, atualmente, com uma equipa de 19 jardineiros, um jardineiro-chefe e dois técnicos em agronomia.
Comentários