A 17.ª edição do ART&TUR - Festival Internacional de Cinema de Turismo, que terminou ontem, na Lousã, consagrou dois filmes como os grandes vencedores do evento. Os premiados das várias competições a concurso, distinguidos pelo júri internacional do Festival, foram anunciados durante a Gala de Prémios, que decorreu no Teatro Municipal.

Na competição internacional, o Grande Prémio foi para o filme suíço “Grand Train Tour of Switzerland. The Ride of a Lifetime”, em que o tenista Roger Federer e o comediante Trevor Noah nos levam por uma viagem de comboio pela Suíça (disponível aqui).

O Grande Prémio da Competição Nacional foi para o filme “Caldas da Rainha Magnífica” (veja aqui), produzido no âmbito do ART&TUR 2023, que decorreu nesta cidade.

O filme “Vou Só 3 Dias”, da Turismo Centro de Portugal, foi também um dos vencedores, conquistando o primeiro lugar na categoria Turismo Ativo. Muitas outras propostas apresentadas por municípios e comunidades intermunicipais da região Centro foram também premiadas.

Durante os quatro dias do Festival, foram exibidos 67 filmes que integraram a shortlist da competição. Estes foram selecionados entre os 302 filmes promocionais e documentários, de 43 países, que se inscreveram e que foram avaliados pelo júri internacional, composto por 44 jurados.

O ART&TUR é um festival que se realiza de forma itinerante na região Centro de Portugal. As últimas sete edições decorreram em Leiria, Torres Vedras, Viseu, Aveiro, Ourém, Caldas da Rainha e, agora, Lousã. O festival integra a rede mundial do CIFFT - Comité Internacional dos Festivais de Filmes de Turismo, que elege anualmente o melhor filme de turismo a nível mundial, entre todos os filmes que percorrem o circuito internacional de festivais do género.