Na terra das grandes ondas e das mulheres de sete saias a Passagem de Ano faz-se junto ao mar, com música, um espetáculo de luzes e fogo de artifício. Os festejos na Nazaré começam no dia 29 às 22h00 com o concerto de encerramento da digressão 20 anos dos The Gift (palco sul). No dia 31, a animação principal tem lugar na marginal, em dois palcos e uma tenda. No Palco Norte, atuará a Banda Ciklone; no Palco Sul os DJ Zabz; DJ Overule; DJ Olga Ryazanova e DJ Carlos Manaça; e na Tenda estará o DJ Marksound, com música dos anos 80 e 90. No dia 1, pelas 17h00, é a vez de um Baile na tenda com apresentação dos Reis e da Marcha Geral do Carnaval 2017 da Nazaré.

Na Ericeira, a festa estende-se à Praça da República, com os DJs David Lopez e Frank Calvin, e o destaque vai para o fogo de artifício lançado a partir do pontão do Porto de Pesca.

Em Lisboa, a festa oficial vai ter lugar no Terreiro do Paço, como já vem sendo tradição, e vai contar com as presenças de Rui Veloso – às 22h00, seguido como habitualmente de um espetáculo de fogo de artifício que marcará a entrada no novo ano. Segue -se depois AGIR, que atua já em 2017. No entanto, a Câmara Municipal de Lisboa prolonga a festa com um concerto no dia 30 com Miguel Araújo às 21h30 e animação com os D’js Wilson Honrado e João Vaz da Rádio Comercial, a partir das 23h15. No dia 1, é a vez de um concerto ao final da tarde por Raquel Tavares e a Orquestra Roemer Pinatel a partir das 17h30. A entrada é livre.

Também na capital, mas na zona do Calvário, o convite é para passar o ano no Museu da Carris. Pelo quinto ano consecutivo, o museu celebra o réveillon com sete horas consecutivas de animação e música, num espaço de arquitectura industrial emblemática e cheio de carisma, onde já estão a ser preparadas as duas pistas de dança, entre autocarros e eléctricos. A animação vai estar a cargo dos comediantes Boys à La Carte, formada por João Paulo Sousa e Joel Rodrigues e dos Dj´s Simon ( dj dos BADOXA e do sucesso algarvio dos hot beats) e Agold, entre outros. Uma das novidades deste ano é a curadoria do dance hall, a cargo da produtora Enter Dancehall e Juicy. O bilhete custa entre 30 a 50 euros e pode ser adquirido no local e online.

Em Almada, os festejos têm lugar na zona ribeirinha de Cacilhas, com Carlão a partir das 23h00. O concerto é interrompido ao soar da primeira badalada para o espetáculo pirotécnico Lendas do Rock, que mistura hits do rock nacional e internacional com fogo de artifício, junto à fragata D. Fernando II e Glória, e retorna depois até à 1h00. A entrada é livre.

Em Sesimbra, a passagem de ano é na praia, dentro ou fora de água. À meia-noite, o fundo do mar ilumina-se com as luzes de dezenas de mergulhadores no já famoso réveillon subaquático. Às 00h00, é a vez do espetáculo piromusical de 15 minutos sobre a baía, com o mote “Hino À Vida” que assinala os 260 anos do nascimento de Mozart. A animação musical vai estar a cargo dos DJs Dove e Júlio que vão animar o Largo da Marinha e o Largo de Bombaldes, das 22h00 às 02h00.

Em Setúbal, a proposta é para assistir ao fogo de artifício no meio do Sado (apanhando o ferry no cais de Setúbal às 23h35), ou ficar em terra a dançar e a acompanhar o espetáculo pirotécnico. A passagem de ano decorre entre a Doca dos Pescadores, com um concerto de Supernova e do DJ D’Cult, e a Praia da Saúde, com a atuação de Jorge Nice. Em ambos os sítios, a festa começa às 23h00. Os bilhetes do ferry custam 15 euros por pessoa e estão à venda nas bilheteiras do cais de ferries e de catamarans.

De Lisboa, seguimos para o Algarve, mais concretamente para Monchique, onde a passagem do ano pode ser feita ao ritmo do espetáculo Maintenant ou Jamais – Agora ou Nunca. O espetáculo do novo circo vai ser apresentado em Monchique nos últimos dias do ano, mais concretamente a 29, 30 e 31 de dezembro, pelas 21h00 e tem duração de duas horas, sendo alargado após a meia noite no último dia. Este é um espetáculo produzido pelo colectivo francês Cheptel Aleïkoum, Circa Tsuïca – composto por doze artistas, músicos e acrobatas -, e apresenta números de trapézio, trampolim e acrobacias de bicicleta em equilíbrios instáveis, rompem o espaço e levantam voo, ao som de uma fanfarra entusiástica a que ninguém fica indiferente. Os bilhetes custam cinco euros para os adultos e 2,50 euros para crianças até aos 12 anos, e podem ser adquiridos no local.

Já na Praia de Monte Gordo, a festa é feita pelos irmãos Rosado – também conhecidos por Anjos, cujo palco principal vai estar instalado numa tenda, na marginal de Monte Gordo, é o palco das festividades. Os festejos começam no dia 29 de dezembro, a partir das 21h30 com concertos dos Possessivo com Soulution; dos Allmariados; dos Uns & Outros e djs Karussa Jr e Bruno Lourenço.

No dia 30 de dezembro, a música começa às 22h00, com o pop/rock de Jorge Querido & Grab it Band e Vide Versus; os ritmos latinos e de reggaeton de Baby Lores e Luís; do Dj Dominique e dos ritmos eletrónicos de Alpha Heroes.

No último dia do ano, é a vez do Duo Reflexo, dos Anjos e dos DJ Gemma & DJ Flip D’Palm e DJ Smash animarem a noite mais longa do ano. Às primeiras badaladas de 2017, o céu da praia de Monte Gordo irá iluminar-se com um espetáculo de fogo de artifício para celebrar o novo ano. A entrada é livre.

Em Vila Real de Santo António, na Praça Marquês de Pombal, entre as 22h30 e a 1h00, haverá também animação com Zé Aníbal. Com entrada livre.

A Câmara Municipal de Olhão organiza no Jardim Pescador Olhanense, junto à Ria Formosa, uma festa de Passagem de Ano com concertos e espetáculo de fogo de artifício. Sobem ao palco, ainda em 2016, os grupos olhanenses Gerações e Iris. Estes últimos conduzirão os presentes até à meia noite, altura em que o fogo de artifício iluminará os céus, continuando depois a festa com a música dos Gerações. A entrada é livre.

Já em Albufeira, a festa é feita com Aurea – dia 31 às 22h30, e D.A.M.A. – dia 31 às 24h00 na Praia dos Pescadores. O programa, de cinco dias de animação, inclui ainda um grande concerto e fogo-de-artifício na zona da Oura; Star Parade nas Areias de São João; Paderne Medieval – que tem início no dia 29; e o Festival de Humor – SOLRIR, que decorre entre 29 de dezembro e 2 de janeiro.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.