Sob o mote "Norte Diem", fomos convidados a viajar pelas regiões que compõem esta Espanha Verde, a marca turística que reúne quatro comunidades autónomas espanholas – Galiza, Astúrias, Cantábria e País Basco.

Unidas pela beleza selvagem do Oceano Atlântico e do Mar Cantábrico, pelos majestosos Picos da Europa, pelas cidades de referência mundial, como Bilbau, Santiago de Compostela ou San Sebastián, além de uma miríade de possibilidades a explorar entre património, arquitetura, paisagem natural, gastronomia e vinhos, Espanha Verde quer afirmar-se como uma marca turística forte, de olhos postos em mercados internacionais de longa distância, como Estados Unidos ou Canadá, mas também nos seus vizinhos mais próximos, como Portugal.

“Depois de apresentarmos a Espanha Verde em Frankfurt em 2023, escolhemos fazê-lo este ano na cidade do Porto pela relação transfronteiriça que temos com toda a região Norte de Portugal. O mercado português é muito importante para nós, não apenas pela proximidade geográfica, mas também pela afinidade cultural que temos em comum”, afirmou Xosé Manuel Merelles, diretor da Agência de Turismo da Galiza, região responsável pelas ações promocionais da Espanha Verde em 2024.

“O mercado português é o principal mercado na Galiza, representando mais de 44% do turismo internacional, e nas Astúrias ocupa o terceiro lugar. Já na Cantábria e no País Basco, os portugueses representam cerca de 3,5% dos turistas estrangeiros”, referiu o responsável. A par de Portugal, as quatro regiões que compõem a Espanha Verde têm como mercados prioritários França, Alemanha, Itália, Reino Unido e Estados Unidos da América.

Espírito do Norte

Quem ruma ao Norte de Espanha vai encontrar algo em comum que faz parte da espinha dorsal destas comunidades, um "espírito do Norte" presente nas suas gentes e nos seus territórios. "É um estilo de vida", reconheceu Xosé Manuel Merelles, destacando a vertente sustentável e de natureza do projeto que é cada vez mais valorizada pelos visitantes.

Assim, para experienciar as quatro regiões como um todo, existem uma série de produtos turísticos transversais que podem ser consultados no site oficial.

Através da “Grande Rota da Espanha Verde” é possível fazer uma road trip de mais de 2.500 quilómetros ao longo do Mar Cantábrico e do Oceano Atlântico, passando por 16 etapas, sendo o destino final Santiago de Compostela.

Em breve, a marca vai lançar o “Corredor Ecoturístico Espanha Verde”. Desenvolvido em parceria com o Turismo de Espanha e financiado por fundos europeus, será o maior corredor ecoturístico da Europa, integrando 30 espaços protegidos e cerca de 350 empresas turísticas.

Com 56 restaurantes galardoados com Estrelas Michelin, grutas com arte pré-histórica declarada Património da Humanidade pela UNESCO, 42 espaços naturais protegidos, vasta costa marítima e mais de 30 vias verdes exclusivas a peões e a ciclistas, o território Espanha Verde é ideal para degustar a gastronomia e os vinhos, praticar desporto, com destaque para o surf, realizar o Caminho de Santiago Norte e ficar hospedado em alojamentos no meio da natureza.

Durante a apresentação da marca em Portugal, foi ainda possível experimentar algumas das maravilhas gastronómicas das quatro regiões, através de um menu assinado pelo chef basco Iñigo Lavado. Com produtos do mar e da terra cheios de personalidade, além de uma variedade de vinhos, a gastronomia pode ser mesmo uma bela porta de entrada para partir à descoberta da Espanha Verde.