Três elevadores facilitam a partir de agora a subida do antigo bairro dos Ferreiros, junto ao rio Corgo, até ao Pioledo, ajudando a transpor desníveis entre ruas e a tornar a cidade de Vila Real mais acessível.

“Estes elevadores permitirão a sobreposição destes declives por qualquer cidadão, tenha ele dificuldades ou não de locomoção”, afirmou o presidente da Câmara de Vila Real, Rui Santos.

Pelo que, na sua opinião, representam um ganho significativo na mobilidade da população de Vila Real.

“E isso é extremamente importante porque todos somos iguais e todos devemos ter as mesmas oportunidades, isso chama-se solidariedade”, salientou o autarca.

Um elevador sobe do antigo bairro dos Ferreiros, junto ao rio, à ponte metálica e os restantes dois ligam a avenida Almeida Lucena ao Jardim da Carreira e esta ao Pioledo.

Os três meios mecânicos de elevação representam um investimento de cerca de 873 mil euros.

No antigo e tradicional bairro dos Ferreiros vivem muitos idosos que, até aqui, tinham que subir uma encosta acentuada para, por exemplo, irem às compras.

Neste caso, a subida entre os Ferreiros e a ponte metálica tem um desnível de 25 metros, sendo equivalente a subir um edifício com oito pisos.

“Para um idoso, uma pessoa em cadeira de rodas ou uma mãe com um carrinho de bebé fazer a transposição desses declives é extremamente complicado”, apontou.

O autarca explicou que Vila Real é uma cidade com muitos declives e que, grosso modo, funciona em três patamares, ao pé do rio Corgo, na avenida Primeiro de Maio, um terceiro, no Pioledo.

Para o presidente, os elevadores irão também contribuir para o turismo em Vila Real.

“É um elevador panorâmico, tem essa dupla função, a principal é a da mobilidade, mas também tem uma função turística”, salientando que se poderá observar o vale do rio e que o bairro liga ao parque Corgo e aos passadiços que seguem junto ao leito do rio.

A obra de instalação dos elevadores começou em novembro de 2020 e, segundo o autarca, “este foi, infelizmente, um parto muito difícil”, já que a empresa subcontratada pela outra empresa que ganhou o concurso público “falhou com sucessivos prazos na entrega” do elevador do bairro dos Ferreiros.

“Vale mais tarde do que nunca, entregou-o agora”, frisou.

O projeto dos elevadores está inserido no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Vila Real que concretizou um investimento global de 17,3 milhões de euros na melhoraria da mobilidade na cidade.

Rui Santos lembrou que há um quarto elevador em construção que vai ligar o parque Corgo à zona do parque de campismo.