Depois de uma gravidez de 14 meses, K'tusha, residente do Zoológico de Chester, de sete anos, deu à luz a sua cria Nia Nia no final de dezembro, e agora o raro bebé está pronto para conhecer o mundo. Nia Nia tem o nome de uma vila na República Democrática do Congo - o único lugar no mundo onde ocapis são encontrados na natureza, de acordo com um comunicado do zoológico inglês
Nia Nia segurou-se de pé logo após o nascimento, mas demorou várias semanas para ganhar confiança suficiente para deixar o seu ninho aconchegante com a mãe e explorar a parte externa do recinto.
De acordo com o zoológico, os ocapis, os únicos parentes vivos conhecidos das girafas, já foram chamados de "unicórnios africanos" pela sua natureza esquiva. A espécie só foi descoberta em 1901 porque os animais eram muito hábeis em permanecer escondidos. Ainda assim, os ocapis ainda são regularmente caçados. A espécie sofreu um "declínio de 50% nas últimas duas décadas - resultado da caça para obter a sua carne e pele, perda de habitat e agitação civil no país", segundo relatou o zoológico.
A espécie está atualmente listada como ameaçada de extinção na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).
Comentários