Apesar do turismo ser um dos setores que mais pessoas emprega, desempenhando um papel fundamental na economia das cidades, este verão o turismo excessivo esteve em destaque nas notícias e como este está a afetar as comunidades locais, afetando por sua vez as experiências dos visitantes.

"Como agência de viagens, acreditamos que temos o dever de promover viagens ponderadas e turismo sustentável. Conduzimos este estudo para, em primeiro lugar, tomar conhecimento das cidades que estão a fazer um esforço para receber os turistas de forma responsável e, em segundo lugar, para abrir o diálogo sobre o turismo excessivo e o seu impacto nos moradores e comunidades vizinhas", pode ler-se no estudo da TravelBird.

Consulte na nossa galeria as cidades que ocupam o top 10 e que melhor recebem os turistas. Há uma portuguesa:

A agência holandesa elaborou assim um ranking com as cidades que melhor recebem os turistas, a partir de uma análise aos 500 principais destinos turísticos globais (de acordo com a WTO), com base em fatores que podem fazer com que um visitante se sinta bem-vindo.

Além disso, foi igualmente realizada uma pesquisa junto 15 mil jornalistas especialistas em viagens para saber como foram recebidos em várias cidades, de acordo com as suas experiências pessoais. No final, cada cidade foi avaliada com uma pontuação de 1 a 100.

Pode consultar o ranking completo, no site da Travel Bird.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.