Schmilka Foto: Florian Trykowski

Com 26% da população imunizada contra a COVID-19 e com a expetativa de que toda a população esteja vacinada em setembro, a Alemanha sente-se preparada para receber viajantes, contudo, tem consciência de que o regresso dos turistas portugueses não seja para já. “Vai demorar algum tempo”, admite a diretora do Turismo da Alemanha para Portugal e Espanha, Ulrike Bohnet. De acordo com a diretora, a recuperação do mercado português só deverá acontecer depois de 2024.

Dados da organização revelam que, depois da pandemia, as dormidas de turistas portugueses desceram quase 60%. Ulrike Bohnet acredita que a recuperação será lenta, mas que acontecerá. Afinal, a Alemanha tem muito para oferecer e as novas campanhas do turismo alemão revelam a variedade e a riqueza que vai para lá das grandes metrópoles e que assentam nas tendências de viagens mais recentes.

Saarland tendas suspensas
Saarland tendas suspensas Tendas suspensas em Saarland créditos: @ GNTB foto Jens Wegener

German.Local.Culture

De acordo com um estudo realizado pela Comissão Europeia de Turismo (CET), em fevereiro de 2021, o descanso foi a principal motivação de viagem para 66% dos europeus. Destes, 14,8% estavam principalmente interessados em atividades ao ar livre e na natureza, 13% em cultura e património cultural, 10,2% em bem-estar e descanso e 3,9% em prazeres gastronómicos.

Através da campanha German.Local.Culture., o turismo alemão espera promover cidades menos populares que ostentam uma ampla oferta cultural e de gastronomia. Além disso, muitas destas cidades localizam-se nas margens de rios ou lagos, em zonas de natureza quase intacta que são muito atrativas para atividades ao ar livre.

Campanha FeelGood

Tendo em conta as tendências de viagens que, conforme diferentes estudos, revelaram uma mudança nas necessidades dos viajantes que agora procuram espaçoes abertos, sem aglomerações, e ambientes saudáveis, fazia sentido para o turismo alemão promover-se como turismo sustentável.

Segundo Ulrike Bohnet, que falou durante um almoço com a imprensa realizado esta quinta-feira, dia 17 de junho, em Lisboa, o turismo sustentável não se trata de um produto mais caro. "É de qualidade mas não é de luxo", assegura. Afinal, a "sustentabilidade faz parte da vida diária na Alemanha".

Ulrike Bohnet
Ulrike Bohnet

Assim, a campanha FeelGood que será também promovida em Portugal, dirigir-se-á a um público urbano que opta, em todas as facetas da sua vida, por um estilo de vida sustentável; aos amantes da natureza, que apreciam atividades ao ar livre, respeitam o meio ambiente e fomentam o consumo de produtos sustentáveis; e a famílias que viajam com crianças e privilegiam alojamentos em zonas rurais para fazer atividades ao ar livre.

2021 será também dedicado ao 250.º aniversário de Beethoven, uma vez que as celebrações foram canceladas em 2020 devido à pandemia. As celebrações do aniversário do compositor clássico alemão acontecerão até setembro deste ano.