A ministra do Turismo de Espanha, Maria Reyes Maroto, disse na quarta-feira que o país poderá começar a usar o passaporte de vacinação em maio, data em que será realizada, em Madrid, a feira internacional de turismo FITUR.

“Poderíamos estar em condições de começar a implementar o passaporte digital (quando a FITUR começar a 19 de maio)”, disse à emissora Antena 3.

As Ilhas Baleares, que incluem destinos turísticos populares como Maiorca e Ibiza, já anunciaram que querem ser as primeiras a receber turistas estrangeiros com passaportes de vacinação.

Até agora, 4,8 milhões de pessoas receberam a primeira dose da vacina em Espanha e 1,4 milhões já receberam a segunda. O governo espera ter 30% a 40% da população vacinada até abril.

Diante de uma pandemia que matou mais de 900.000 pessoas na Europa e empurrou o continente para a sua recessão mais profunda, os líderes da UE concordaram em trabalhar em certificados de vacinas para dar o pontapé inicial na indústria do turismo, que foi gravemente afetada pela pandemia.