Bilhete-postal por Cristiana Matos

A maior cidade da Galiza é moderna, histórica, industrial, portuária e com atrações para todos os gostos e épocas do ano. Mas é no natal que a cidade se transforma com cerca de 11 milhões de luzes LED que iluminam as ruas.

Para além de procurar entrar no espírito natalício, aproveitei também para explorar a cidade durante o dia. É por isso um destino perfeito para conciliar uma visita turística com um mercado de natal.

Localização

Vigo localiza-se na província de Pontevedra, na região da Galiza. Não é a capital de Pontevedra, mas é a cidade mais povoada. A viagem de carro desde o Porto é de aproximadamente uma hora e meia e por isso é um destino muito visitado pelos portugueses.

Vigo durante o dia

A magia só acontece depois do anoitecer e é por essa razão que durante o dia recomendo que explorem alguns locais de interesse.

Caminhar pelo passeio marítimo e bairros históricos, perderem-se nas ruas históricas do centro e nas praças com esplanadas são a melhor forma para começar a sentir a atmosfera da cidade. Deixo-vos com alguns dos principais pontos de interesse turístico.

Vigo
créditos: Cristiana Matos

Monte Castro

Está situado numa colina de onde é possível avistar toda a cidade. É o local onde estão presentes as raízes de Vigo devido aos vestígios que alberga e acontecimentos que recorda. Podemos observar restos de um povoado castrejo e fortificações do século XVII.

Neste monte, os locais mais visitados são o castelo O Castro, os seus jardins e o miradouro. Do miradouro podemos contemplar a ria, as ilhas Cíes e um pôr do sol memorável.

Oliveira de Vigo

Vigo
créditos: Cristiana Matos

Na rua Paseo de Alfonso XII encontram-se várias oliveiras que deram a Vigo o cognome de Cidade Olívica. É no Miradouro da Oliveira, com vista sobre a ria,  que se encontra a principal oliveira que é o símbolo de Vigo.

Mercado da Pedra

Depois de caminhar no passeio marítimo, próximo da ria, chegou a altura de uma experiência gastronómica onde as ostras são as rainhas. No bairro Casco Vello encontra-se este mercado tradicional onde predomina o comercio de peixe e marisco. Tem vários restaurantes e lojas nas imediações.

Concatedral de Santa Maria de Vigo

Conhecida como La Colegiata, é um dos exemplos da arquitetura religiosa de Vigo.

Plaza Porta do Sol

Nesta praça encontra-se a escultura El Sireno de Francisco Leiro. Mostra a união do homem com o mar e simboliza o marco do quilómetro 0 na cidade.

Ruas Príncipe, Policarpo Sanz e Alameda

São as principais ruas comerciais no centro da cidade.

Gran Vía

A principal e enorme rua comercial da cidade onde ficam as principais lojas de marca e o centro comercial Gran Vía.

Praia de Samil

Vigo
créditos: Cristiana Matos

É a principal e mais famosa praia em Vigo. Tem 1Km de extensão e vista para as ilhas Cíes.

Ilhas Cíes

São três ilhas situadas na ria de Vigo e que fazem parte do Parque Nacional Marítimo Terrestre das ilhas Atlânticas da Galiza. Esta é uma sugestão para visitar no verão por ser o principal ponto turístico nessa estação do ano.

Numa tarde e manhã aproveitei para passear pelo centro histórico, comer umas ostras, visitar a praia de Samil, fazer compras e esperar pelo início da experiência mágica.

A magia de Vigo à noite

É depois do pôr do sol que a cidade se transforma em luzes e numa confusão de sorrisos pelas ruas. Mais uma vez a minha recomendação é caminhar pelas ruas e deixarem-se surpreender.

Vigo
créditos: Cristiana Matos

Este ano a iluminação foi inaugurada no dia 24 de novembro. A partir deste dia, todas as noites podem ser de entretenimento nas várias atrações espalhadas pela cidade.

As principais ruas com maior concentração de decorações, luzes natalícias e animação são:

  • Rua Policarpo Sanz
  • Rua García Barbon
  • Rua do Príncipe
  • Plaza Porta do Sol: onde se encontra a árvore de natal gigante com 40,5 metros de altura e luzes coordenadas com música. É considerada não só a maior árvore de natal de Espanha como também do planeta.
  • Plaza Compostela: onde se encontra o mercado de natal Cíes.
Vigo
créditos: Cristiana Matos

São mais de 6000 estruturas, arcos e elementos que elevam a magia. Existem atrações para todos os gostos. Algumas das principais atrações são o mercado de natal, a árvore de natal gigante, a casa do pai natal, o trenó com renas, o boneco de neve gigante, a estrela polar gigante, os 3 reis magos, os anjos e tantas outras figuras decorativas que estão espalhadas pelas ruas.Para quem procura um pouco mais de aventura e adrenalina existem os carrosséis infantis, a roda gigante e montanha-russa. Existe também um comboio que parte da Plaza de Compostela e passa por várias ruas.

A figura do Natal mais viajada do mundo é uma das mais emblemáticas que continua a ampliar o mundo imaginário e a fantasia infantil. A interação com os vários cenários natalícios é sem dúvida o que torna a magia deste natal diferente. São muitos os locais onde vão querer captar fotografias especiais que vão ficar na vossa memória. É até possível passar por dentro de presentes e bonecos de neve.

Vigo
créditos: Cristiana Matos

Outras atrações espalhadas pela cidade incluem uma pista de gelo e circo em dias e horários definidos. Ao passear pelas ruas é impossível ficar indiferente à animação que ali se sente e vive. Facilmente percebe-se a razão pela qual Vigo se tornou numa referência turística nesta época do ano.

Horário da iluminação: Domingo a quarta-feira, das 18h30 às 00h30 e Quinta-feira a sábado (e feriados), das 18h30 às 2h.

Horário do mercado Cíes: De segunda a quinta-feira: 17h - 22h30; Sexta-feira, sábado e véspera de feriado: 11h - 00h30; Domingos e feriados: 11h - 20h.

Onde ficar

Existem inúmeras opções de alojamento na cidade. O mais cómodo será ficar no centro da cidade e visitar tudo a pé. No entanto, nesta altura do ano os preços ficam um pouco inflacionados e é cobrado um valor à parte para o estacionamento.

Eu optei por ficar fora do centro da cidade. Escolhi o Hotel Coia Vigo próximo da zona de praias. Revelou-se uma excelente opção e incluía estacionamento.

Estacionamento

Encontrar um local para estacionar o carro pode não ser fácil, principalmente ao fim-de-semana. Existem estradas que estão cortadas ao trânsito e passam a ser apenas pedonais durante a festividade. No centro da cidade existem vários parques subterrâneos pagos. Em redor do Monte Castro existe estacionamento grátis a apenas 15 minutos a pé do centro histórico.

Vigo é o destino certo para quem procura inspiração natalícia. É impossível não ficar contagiado com a magia que ali se vive. Um natal repleto de cor e alegria.

A Cristiana é a autora do blog A Titi já volta, no qual partilha os roteiros das suas viagens e onde este artigo foi publicado originalmente.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.