A cidade da Galiza decora-se a rigor para celebrar esta quadra e o CH Magazine conta-lhe porque é que vale mesmo a pena visitar Vigo este mês.
Todos os dias, às seis e meia da tarde (18h30), Vigo acende as luzes, coloca em destaque os adornos natalícios que preenchem o centro da cidade e convida todos a sair à rua, bem agasalhados, para passear e desfrutar dos detalhes de luz e cores.
Desde a iluminação das ruas da cidade, ao Mercado de Natal, passando pela roda gigante e pelas figuras decorativas que estão distribuídas por várias ruas, há muito para ver e fazer em Vigo, nesta altura do ano.
Iluminações de Natal
As luzes de Natal em Vigo são as primeiras do ano, na Europa, a serem ligadas. Este ano, acenderam-se pela primeira vez no dia 19 de novembro e vão manter-se até ao dia 15 de janeiro de 2023.
São muitas as ruas com iluminação de Natal, mas é na Rua Policarpo Sanz, cujo trânsito é cortado, na Rua Príncipe, que é pedonal, e no Mercado de Natal (Cies Market) que se encontra a maior concentração de pessoas. Junto à porta do Sol há uma Árvore de Natal Gigante cujas luzes ganham vida e acompanham as tradicionais músicas de Natal. Próximo, há outro carrossel gigante, a iluminar os sonhos das crianças.
Vale a pena palmilhar as ruas de Vigo e explorar os vários cenários com motivos natalícios que estão mesmo a pedir mais uma fotografia, para depois partilhar o espírito natalício com a família e os amigos.
Fomos recebidos na Casa do Pai Natal por uns simpáticos duendes, fotografamo-nos nos trenós com as renas, atravessamos a gigante bola de natal e admiramos o gigante boneco de neve iluminado, em diferentes pontos da cidade.
Para quem tenha mais dificuldades em se deslocar e queira ver toda esta animação espalhada pela cidade, ou prefira desfrutar do passeio de forma cómoda, pode optar pelo comboio de Natal. Parte do Mercado de Natal e percorre o centro da cidade, contornando as principais estruturas iluminadas, para que os seus passageiros possam desfrutar da iluminação de Natal, sem castigar as pernas.
Mercado de Natal
O Cies Market é o maior Mercado de Natal em Vigo. Está localizado no Parque da Alameda, junto à Praça Compostela, e conta com cerca de uma centena de barraquinhas. Esta alameda foi o primeiro jardim público de Vigo o de se mantém as suas árvores centenárias, além de importantes esculturas. Nesta época, é onde há maior concentração de pessoas. É ponto de encontro de quem vive ou simplesmente está de visita à cidade.
No Cies Market vai encontrar muitos pontos de venda de artesanato ou enfeites de natal. Além disso há uma oferta gastronómica generosa espalhada por toda a feira, onde não faltam o polvo, filloas, garrapiñadas, churros com chocolate ou torrões artesanais, iguarias da região. O meio da feira é marcado por uma roda gigante, que faz os visitantes voar pelo céu da Galiza. Acreditem que esta é mesmo uma roda com emoção! Há depois um conjunto de outras animadas atrações como um gigante carrossel antigo, montanhas russas, cadeiras suspensas no ar, ou um labirinto de atividades onde os mais pequenos vão encontrar o Super Mario, defrontar o Bowser e tentar salvar a Peach, entre outros.
O Mercado de Natal em Vigo está aberto até ao dia 15 de janeiro de 2023, a partir das 17h00 e encerra as 23h00 durante a semana, as 00h00 ao fim de semana. De 20 de dezembro a 16 de janeiro o horário estende-se até às 01h00.
Outras atividades
A 4 de dezembro, abriu, na Plaza de Portugal uma pista de gelo onde se pode aventurar a deslizar sobre a superfície branca. As crianças vão adorar a experiência de patinar à volta da árvore de natal iluminada. Se tem receio arriscar, saiba que há pequenos suportes que o podem ajudar a manter o equilíbrio.
Em frente ao clube náutico há uma enorme pista de carrinhos de choque. As luzes de néon decoram o espaço e os mais jovens divertem-se a a calibrar a sua destreza.
Exposição Naceu en Belen
Recomendamos ainda a visita, de entrada livre, à exposição Naceu en Belen que está patente na Casa das Artes (Rúa de Policarpo Sanz 15). O bonito edifício alberga uma exposição com luz, música e ambiente, que leva o visitante à noite em que Jesus nasceu. Fala sobre os costumes, arquitetura e paisagem da Judeia de Herodes no século I. Acrescenta ainda a forte ligação da cultura popular galega à celebração do Natal.
A exposição conta com cerca de duzentas figuras e ocupa mais de duzentos metros quadrados.
Pode ser visitada até ao dia 6 de janeiro, na Casa das Artes de Vigo, de segunda a quinta-feira, das 17h00 horas às 21h30. Às sextas, das 11h00 às 14h00 horas e das 17h00 às 21h30. Aos sábados, domingos, feriados e feriados vésperas de feriados abre das 11h00 às 21h30.
A entrada é gratuita.
Comentários