Os 48 restaurantes que aderiam à iniciativa oferecem descontos em pratos tradicionais portugueses, em reinterpretações de grandes ícones do receituário nacional ou em pratos que incluam um elemento típico da nossa gastronomia.

As sugestões vão desde os pratos mais tradicionais, como bife à portuguesa ou a feijoada à transmontana até aos pratos mais criativos, como pizza de sardinha ou a francesinha da saudade, entre outros petiscos com a marca Portugal.

Os descontos são definidos por cada restaurante e aplicados sob o valor habitual do prato. Em alternativa, alguns restaurantes, como na Figueira da Foz, oferecem uma lembrança que assinala o Dia da Gastronomia. No caso dos restaurantes figueirenses, a oferta será um saquinho de flor de sal característico da zona.

Os restaurantes aderentes estão identificados com um vinil na entrada, que os distingue como estabelecimento aderente ao Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa. Veja aqui a lista completa de restaurantes.

A Rota dos Restaurantes, que começou no dia 21 de maio, pretende mostrar os restaurantes como agentes fundamentais na celebração e diversidade da gastronomia nacional, destacando o que sabem fazer de melhor.

Esta iniciativa foi a entrada para o prato principal, que vai ser ‘servido’ este domingo, em Aveiro, numa celebração única para o país. A cidade enche-se de cor e sabor, transformando-se, neste primeiro ano, na capital da Gastronomia Portuguesa.

O Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa assinala-se pela primeira vez este ano depois de, em 2015, ter sido aprovado por unanimidade na Assembleia da República o projeto de resolução que institui o último domingo de maio de cada ano como Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa.

É uma ação promovida conjuntamente pela Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas e pela AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, com o apoio do Turismo do Centro de Portugal e da Câmara Municipal de Aveiro, à qual se juntam diversas instituições públicas e privadas, fazendo sobressair a importância da gastronomia nacional. A organização pretende comemorar cada último domingo de maio, a cada ano, numa cidade e região diferente.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.