A Festa da República Italiana em Portugal tem um sabor especial para os mais de 33 mil italianos a residir no nosso país. E, para aquela que é a quinta comunidade de estrangeiros a viver em terras lusas, não será apenas a distância e as saudades a fazerem maravilhas na noite do próximo domingo (4 de junho). Isto porque a efeméride - feriado nacional italiano que celebra (a 2 de junho) o referendo institucional que permitiu ao povo transalpino decidir nas urnas a forma de governo do país após a II Guerra Mundial – tem no Porto um dos seus epicentros e a noite será temperada com algumas das especialidades distintivas do chef Sergio Crivelli.

A residir há décadas em Portugal, e cara de um dos mais genuínos restaurantes italianos a norte, caberá ao chef Sergio Crivelli dar paladar ao evento que, no Pestana Palácio do Freixo, o Consulado de Itália no Porto organiza para cerca de 350 convidados. E em que marcarão presença tanto o embaixador como o cônsul honorário de Itália, mas também o presidente da ASCIP - Associazione Socio-Culturale Italiana del Portogallo, entre outros dignitários, inclusive portugueses, e italianos residentes no norte de Portugal.

Ravioli com trufas, ravioli ricotta e spinaci al burro e salvia, e espetadas de carnes mistas marinadas azeite balsâmico de Modena são algumas das especialidades que rechearão o acontecimento. Mas há sempre surpresas no forno!

“Tenho colaborado nestes últimos anos na vertente gastronómica do evento e faço-o com muito gosto, porque sou cidadão dos dois países e acaba por ser mais uma forma de reforçar a união entre ambos e rever velhos amigos”, explica o chef Sergio Crivelli. Que adianta ainda que “a iniciativa acontece sempre no primeiro domingo a seguir ao 2 de junho, feriado italiano que é também marcado pelo aniversario de Nicolau Nasoni, um grande arquiteto italiano e que deixou uma marca indelével na cidade do Porto”, sublinha Sergio Crivelli.