O Festival Italiano está de regresso ao cais de Vila Nova de Gaia, de 29 de agosto a 3 de setembro. A pensar nos milhares de pessoas que fazem pulular de dinamismo a zona ribeirinha, em grande medida graças ao fluxo turístico que ruma às caves do Vinho do Porto e ao Centro Histórico da cidade “Invicta” Património Mundial. Mas também para atenuar distâncias e matar saudades a muitos transalpinos a residir no norte de Portugal.
O evento montará praça durante seis dias junto à Loja Interativa de Turismo, trazendo consigo os aromas e os sabores das especialidades gastronómicas italianas, designadamente as confecionadas pelo chef Sergio Crivelli, do conhecido Ristorante Italiano de Matosinhos.
Para deixar os visitantes com água na boca, o mestre de cozinha originário de Spoleto (Italia), há décadas radicado em Portugal, avançou já com aquele que será um dos destaques da ementa que idealizou para os seis dias de programa, para fazer justiça a sua paixão culinária por cogumelos e outros fungos: risoto de trufas frescas pretas, recém-chegadas da sua terra-natal e que Sergio Crivelli prepara magistralmente.
A escolha rivalizará, entre outras iguarias, com a pasta fresca de quatro queijos (um rigatoni), que, a exemplo do risoto, ver-se-á preparado de duas formas de queijo Grana Padano, chegado propositadamente de Itália para o efeito.
O Festival Italiano faz parte da agenda cultural gaiense há seis anos e tem percorrido várias geografias lusitanas, sob dinamização da Associazione Sapori Italiani. “Tenho-me associado à iniciativa - desenhada para agradar a todas as faixas etárias - com muito gosto, porque permite ficar com um cheirinho de Itália, em vários domínios, que não só o gastronómico, dado que oferece aos passeantes concertos ao vivo, DJ Sets, sessões de cinema ao ar livre, dança e workshops gratuitos, como sejam os de pasta fresca e pizza, tanto para crianças como para adultos, além de vários showcookings”, sublinha Sergio Crivelli.
Comentários