Com ênfase na sustentabilidade, a edição deste ano da Festa da Vinha e do Vinho de Borba, a decorrer no Pavilhão de Eventos da cidade, conta com 70 expositores - com natural destaque para os produtores do Alentejo -, e muita animação.
Circuito das tascas, visitas às adegas e vinhas, tasquinhas, arraial de São Martinho, mostras de artesanato, venda de produtos regionais, espetáculos musicais e animação de rua, são alguns dos ingredientes que esta festa, que atrai anualmente milhares de visitantes e vai já na nona edição, tem para oferecer.
Aquele que é o maior certame do concelho, “onde se promove o vinho e a viticultura, assim como os produtos regionais certificados e de excelência, que tão bem caracterizam o território alentejano”, terá nesta edição “um maior envolvimento da comissão organizadora, nomeadamente a Turismo do Alentejo, a Associação Técnica dos Viticultores do Alentejo (ATEVA) e a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) que estão nesta organização desde o primeiro ano de festa em 1991”, conforme diz Sofia Dias, vereadora da Câmara Municipal de Borba.
A grande novidade deste ano é a iniciativa ‘Porta Aberta’, “com as Adegas de Borba de portas abertas durante todo o dia de sábado”, conforme refere a vereadora, dando, assim, a todos os visitantes, a oportunidade de conhecer uma adega por dentro. Destaque também para o ‘Fora D´Oras’, circuito das tascas, e, ainda o XIX Concurso Regional do Rafeiro Alentejano.
Um dos pontos altos do certame será o Arraial de São Martinho, no sábado, dia 11 de novembro, com folclore e a oferta de castanhas e vinho. Os momentos musicais serão assegurados, como não podia deixar de ser, pelo Cante Alentejano e nomes como Anjos, Carolina de Deus e José Malhoa.
Comentários