Entre 2021 e 2022, a Emirates registou um aumento de 154% nas refeições veganas servidas a bordo, tendo sido consumidas no último ano mais de 280.000 refeições à base de vegetais.

Servir refeições veganas a bordo não será um grande desafio para a Emirates, que já o faz desde os anos 90 anos. Atualmente, a companhia aérea oferece mais de 180 receitas para passageiros veganos ou para aqueles que optam por uma refeição saudável a bordo. 

Inicialmente, as necessidades veganas centravam-se em rotas específicas, tais como Addis Abeba, onde este tipo de refeições eram indispensáveis durante determinadas épocas do ano, considerando os que praticavam a fé ortodoxa etíope, ou em todo o subcontinente indiano, onde múltiplas fés encorajam uma dieta à base de vegetais. Porém, nos últimos anos, os pratos veganos têm vindo a ganhar rápida popularidade nos EUA, Austrália, em algumas rotas europeias e no Reino Unido, tendo a Emirates registado um aumento considerável do interesse em pratos veganos ao longo da última década.

As rotas que mostraram recentemente um interesse crescente pelas refeições veganas incluem Beirute, Cairo e Taiwan.

As atuais refeições veganas disponíveis na Classe Económica incluem musseline de espinafres e abacate com tofu marinado, ervilhas brancas, rabanete, espargos, sementes de romã, fita de courgette e óleo de sriracha; quinoa com pêra caramelizada e puré de aipo, couve-flor assada, cenoura, couve salteada e pesto; e um risoto de cevada com cogumelos, tomate seco ao sol, castanhas amanteigadas, brócolos e sementes de abóbora tostadas.

Um novo menu gourmet vegano foi também introduzido em 2022 na Primeira Classe e na Classe Executiva, incluindo pratos com curadoria de chef como os cogumelos king oyster assados na frigideira, jackfruit biryani, kohlrabi fatiado com laranja, bolo de trufa de chocolate com avelã, pistachio e folha de ouro, e torta de uva verde com pétalas de rosa cristalizadas, creme de baunilha e compota de frutos vermelhos com pérolas de yuzu.

Mais de 195.000 sobremesas veganas foram servidas em 2022 em todas as classes de viagens, incluindo opções como um bolo de creme de chocolate preto com morangos frescos, tarte de limão levemente misturada com creme de coco e cheesecake de chocolate e tofu com compota de morango.

As opções veganas estão disponíveis para encomenda e pré-encomenda a bordo, bem como nos Lounges da Emirates. Os passageiros podem solicitar refeições veganas em todos os voos da Emirates e em todas as classes de viagem até 24 horas antes da partida. No entanto, em rotas de alta procura, as refeições à base de vegetais também são apresentadas como parte das opções do menu principal.

Investimento da Emirates na cozinha vegana

Já regularmente classificada como a melhor companhia aérea para passageiros veganos por muitas sondagens em websites, incluindo no VegNews, a Emirates investiu no desenvolvimento de um novo menu vegano para a Primeira Classe e para a Classe Executiva em 2022 para rivalizar com restaurantes aclamados. Este menu esteve um ano em desenvolvimento na Emirates Flight Catering, uma extensa instalação baseada no aeroporto internacional do Dubai, que acolhe 11.000 empregados e serve diariamente até 225.000 refeições, sendo a maior instalação de catering de voo do mundo, com chefs de cozinha internacionais de 69 nacionalidades diferentes.

Um painel de cozinheiros altamente qualificados e experientes da Emirates Flight Catering trabalhou em estreita colaboração com nutricionistas para identificar ingredientes de pratos existentes, que podem ser adaptados a uma oferta vegana sem comprometer o sabor. Também se concentraram na fusão de sabores e ingredientes de todo o mundo para criar um menu apelativo para todos os passageiros da rede, e não apenas para os passageiros veganos.

O menu foi o foco de múltiplas exibições e degustações, apresentando contribuições de diversos especialistas de cozinha como cozinheiros de especialidades chinesas, indianas e árabes, para criar uma vasta gama de sabores e texturas. Os painéis de degustação incluíram chefs e membros de equipa vegetarianos e não vegetarianos, para garantir uma abordagem inclusiva.

A importância de ingredientes saudáveis de alta qualidade

Os benefícios de uma alimentação à base de vegetais são de interesse crescente para passageiros preocupados com a saúde que podem não se definir como veganos mas que, ocasionalmente, optam por refeições mais leves para complementar o seu estilo de vida.

Segundo o comunicado da companhia, os produtos alternativos utilizados a bordo da Emirates incluem opções como queijo vegan artesanal, farinha de grão de bico em vez de farinha branca, uma vez que a farinha de grão de bico não contém glúten e pode ser utilizada em pratos como crepes e omeletes, dando-lhe uma textura fofa. É utilizado leite de coco ou leite vegetal em vez de leite de origem animal, manteiga de coco ou margarina em vez de manteiga de leite, e óleo de coco e de linhaça são utilizados como alternativas mais saudáveis ao óleo vegetal, com o bónus de infusão de sabor adicional aos pratos.

Os pratos também incluem uma gama de super-alimentos, incluindo sementes de quinoa preta e branca, rica em antioxidantes, que auxiliam nos níveis de colesterol e açúcar no sangue, diminuindo o risco de diabetes e doenças cardíacas.

O novo menu vegano da Primeira Classe e da Classe Executiva apresenta koftas únicos, feitos com produtos à base de vegetais da reconhecida marca Beyond meat. As sobremesas veganas foram criadas utilizando chocolate preto orgânico com 60% de ingredientes de cacau cru, provenientes da República Dominicana.

As opções veganas a bordo da Emirates revelam uma forte aposta em verduras, frutas e legumes, provenientes de vários fornecedores baseados nos Emirados Árabes Unidos, incluindo couves frescas cultivadas localmente e alface da Bustanica. A Bustanica é a maior quinta vertical do mundo, um investimento conjunto de 40 milhões de dólares feito pela Emirates Flight Catering.

Os produtos da Bustanica são cultivados sem pesticidas, herbicidas, ou produtos químicos, saliente a companhia aérea no comunicado.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.