Tiramissù

Original da região de Veneto, este clássico italiano é bastante energético, razão pela qual se chama “tirami su” que em italiano significa “levanta-me” ou “puxa-me para cima”. Consiste numa sobremesa composta por camadas de biscoitos Savoiardi (em Portugal mais conhecidos por biscoitos de champanhe ou palitos de la reine) embebidos em café, alternadas com um creme à base de queijo mascarpone, ovos, açúcar e vinho Marsala e polvilhadas com cacau em pó. Existem diversas variações da receita e, por isso, vai encontrar diferentes tipos de tiramissù, mas esta é uma daquelas sobremesas obrigatórias.

Tiramissu
Tiramissù créditos: Grigor Atanasov | Dreamstime

Zuccotto

O nome significa “abóbora pequena” e deve-se à forma desta sobremesa gelada que faz lembrar uma pequena abóbora. Confecionada à base de bolo, gelado e conhaque, o zuccotto terá tido origem em Florença e por isso se diz que a sua forma terá sido inspirada na cúpula da catedral da cidade ou no solidéu dos cardeais.

Zucotto
Zucotto créditos: Dzmitry Paliakou | Dreamstime

Cannoli

Originais da ilha da Sicília, os cannoli são muito populares em todo o mundo. Trata-se de um doce que consiste numa massa frita em formato de tubo que é depois recheado com um creme feito à base de queijo ricotta.

Panna Cotta

Trata-se de mais um clássico e significa literalmente “nata cozida”. Esta sobremesa típica da região de Piemonte é um doce bastante simples confecionado com natas, açúcar, gelatina e aromatizado com especiarias. Pode comer-se simples, ou acompanhado de compota de fruta e/ou fruta fresca, mas também caramelo ou chocolate derretido. É uma sobremesa simples, fresca e muito saborosa.

Panna cotta
Panna cotta créditos: Alexandru Ionas-salagean | Dreamstime

Gelatto

Gelados, como são conhecidos em Portugal, há em todo o lado, mas ninguém domina a arte de os fazer tão bem quanto os italianos, que elevaram este produto a um outro nível. As origens do gelado não são consensuais, pois embora pareça ter surgido na  ilha da Sicília,  há quem diga que foi inventado no Egito. Originalmente feitos com leite, açúcar e fruta, basta garantir que o gelado que vai comprar é confecionado de modo artesanal e a satisfação será garantida! De vários sabores, que hoje em dia vão muito para além das frutas, há gelados para todos, mas mesmo para todos os gostos.

Zuppa Inglese

Esta sobremesa que surgiu na região de Emilia-Romagna é composta por bolo tipo pão de ló, embebido em licores e creme de pasteleiro. Pode incluir chocolate ou compota de alperce ou outros doces à base de fruta. O nome significa “sopa inglesa” e pode estar relacionado com o facto de ser bastante semelhante ao trifle, um doce inglês.

Zuppa Inglese
Zuppa Inglese créditos: Mrdouzo | Dreamstime

Vin Santo

Em Português significa “vinho santo” e é um vinho que por norma é servido à sobremesa, mas não para se beber diretamente do copo. Para apreciar esta sobremesa há que embeber no vinho uns biscoitos de amêndoa bastante duros, conhecidos como cantucci, que deste modo amolecem e ficam mais fáceis de comer. Esta sobremesa é tradicional da região da Toscana.

Vin Santo
Vin Santo créditos: Sergii Koval | Dreamstime

Guardar

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.