Loco

Restaurante Loco
créditos: Reprodução Loco

O Chef Alexandre Silva é o responsável pelo Loco, um restaurante situado numa das zonas mais descontraídas da cidade, entre a Lapa e a Estrela.

O sonho de Alexandre Silva traduziu-se num conceito de cozinha aberta, maior do que a sala de jantar, onde os clientes podem observar a confeção dos pratos. O menu, neste caso, os menus de degustação falam por si. Assim pode escolher entre o "Menu Descobrir", que lhe vai proporcionar o que o restaurante denomina de 14 momentos (4 snacks, 6 pratos, 2 sobremesas) ou o "Menu Loco", a partir de 18 momentos.

Onde: Rua dos Navegantes 53-B, Lisboa

Horário: De terça a sábado, das 19h00 às 23h00

Contacto: +351 21 395 18 61


Alma

Alma
créditos: Reprodução Alma

Henrique Sá Pessoa é a cara e o espírito do Alma. Instalado no Chiado, o estilo de decoração casual chic é uma das imagens de marca do espaço.

Experimente o leitão confitado, acompanhado de puré de batata doce, pak choi e jus de laranja, um prato que pela descrição já deixa água na boca. Pode vir a ter ainda uma boa surpresa uma vez que, às vezes, é o próprio Chef Henrique Sá Pessoa a pessoa que lhe vai servir o prato. Ou simplesmente passa pela sua mesa para dizer "Olá". E sem dúvida que merece uma palavra sua por esta distinção.

Onde: Rua Anchieta, nº 15, Lisboa

Horário: De terça a domingo, das 12h30 às 15h30 e das 19h00 às 23h00

Contacto: +351 213 470 650


LAB by Sergi Arola

LAB by Sergi Arola
créditos: Reprodução Penha Longa Resort

Sergi Arola é um chef de estrelas. Prova disso foi o restaurante com duas estrelas Michelin que chegou a liderar em Madrid. A capital espanhola ficou para trás e Arola abraçou a cozinha do restaurante do Penha Longa Resort e transformou-o no seu laboratório.

Se procura um ambiente privado, acompanhado de uma experiência culinária inovadora, o LAB by Sergi Arola é um espaço a considerar. O número de lugares é limitado a 22 e aqui pode experimentar um dos três menus de degustação ou se for mais tradicional, optar pela carta. Esperam-no ainda mais de 550 referências de vinho. Caso para dizer que este restaurante é uma verdadeira estrela.

Onde: Estrada da Lagoa Azul, Sintra - Linhó

Horário: De quarta a sábado, das 19h30 às 22h30

Contacto: +351 219 249 011


Antiqvvm

Antiqvvm
créditos: Reprodução Antiqvvm

É um dos restaurantes mais carismáticos do Porto quando falamos de alta cozinha. Tem como máxima a cultura do gosto onde "fazer comida" se substitui pelo "fazer cozinha".

No Antiqvvm, a cozinha é de inspiração mediterrânica e é liderada pelo chef Vítor Matos. Aqui pode optar entre os dois menus de degustação (Tradição Renovada e Ensaios Sensoriais) ou por seguir o menu à carta, onde se promove uma experiência criativa e multissensorial.

Onde: Rua de Entre-Quintas 220, Porto

Horário: De terça a sábado, das 12h00 às 24h00; domingo das 12h00 às 15h00

Contacto: +351 226 000 445


Casa de Chá da Boa Nova

Casa de Chá da Boa Nova
créditos: Reprodução Rui Paula

O chef Rui Paula é o responsável por este projeto gastronómico localizado em Leça da Palmeira, com vista para o mar. A Casa de Chá da Boa Nova tem capacidade para 50 pessoas e por estar mesmo ao lado da lota de Matosinhos tem uma cozinha rica em peixe e marisco.

A ambição de Rui Paula é fazer deste restaurante um ícone gastronómico do norte do país, ao mesmo tempo que tenta honrar a tradição culinária de Matosinhos, ou não fosse o lema desta casa "o mar à mesa". Isso é visível graças aos três menus de degustação (O Mar e a Terra, Atlântico e Boa Nova) ou aos três pratos clássicos: arroz caldoso de peixe e lavagante da nossa costa, cataplana de peixe e marisco e Robalo ao Sal”, todos para duas pessoas, e servidos em recipientes próprios, segundo a velha tradição portuguesa.

Onde: Av. da Liberdade (junto ao farol), Leça da Palmeira, Matosinhos

Horário: Segunda das 19h30 às 23h00; terça a sábado das 12h30 às 15h00 e das 19h30 às 23h00

Contacto: +351 229 940 066


William

William Restaurant
créditos: William Restaurant

Pode ser considerada uma das grandes surpresas deste ano uma vez que o William, no Funchal, nunca fez parte da lista de apostas para ganhar uma estrela Michelin.

Este restaurante caracteriza-se pela abordagem criativa que tem pela comida europeia, privilegiando os produtos da ilha e respeitando a sazonalidade dos produtos. O chef consultor deste restaurante é Joachim Koerper, do Eleven, restaurante que também detém uma estrela Michelin. Mas quem mais ordena na cozinha é o chef Luís Pestana e a combinação de experiências saiu vencedora.

Onde: Belmond Reid's Palace, Estrada Monumental, 139 , Funchal, Madeira

Horário: De terça a sábado, das 19h30 às 22h00

Contacto: +351 291 717 171


L'And

São estes os restaurantes Michelin portugueses

Esta é a história mais memorável. O L'And, restaurante do L'And Vineyards, em Montemor-o-Novo, sendo o seu responsável Miguel Laffan, já tinha tido a glória de receber uma estrela Michelin. No entanto, o murro no estômago chegou no ano passado, ao perder essa estrela.

Mas o que lá vai, lá vai, e o L'And conseguiu convencer os inspetores do guia vermelho e voltou a ter a distinção de uma estrela Michelin, que significa "muito bom na sua categoria". E se procura uma experiência rural única, tendo a paisagem alentejana como fundo e a gastronomia da região no prato, o L'And é o local que anda à procura.

Onde: Montemor-o-Novo, Nossa Senhora do Bispo, Estrada Nacional 4 - Herdade das Valadas

Horário: Todos os dias, das 12h30 às 14h00 e das 19h30 às 22h00

Contacto: +351 266 242 400

Para ver a lista completa dos restaurantes com Estrelas Michelin em Portugal clique aqui.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.