No Porto, a Tabafeira – Casa D’Alheira fica na rua Morgado Mateus (número 9) e já tem clientela fiel. Da que gosta de alheiras mas estão fartos de a comerem sempre da forma tradicional. Aqui, o chef André Azevedo aposta na criatividade usando a iguaria de Mirandela.

Pode pedir uns dos pratos da ementa, pedir alheiras para petiscar e partilhar. As entradas são deliciosas, há propostas para vegetarianos, menu infantil e até uma francesinha picante. Curiosos? Aqui ficam alguns pratos do restaurante Tabafeira:

- Mirandesa (alheira de Mirandela, grelos, batata palha e ovo), Salada de alheira (alheira de aves ou vegetariana, canónigos, tomate cherry, sultanas, laranja do Algarve, cebola frita e molho de iogurte)

- Calzone de Alheira (alheira de Mirandela ou vegetariana, massa de pizza, molho de tomate e óregãos, grelos, ovo, mozarela acompanhada de canónigos e tomate cereja)

- Ninho de Alheira (alheira de aves, massa Kadaif, queijo cabra, bacon e mel acompanhada de arroz malandro de tomate), Bacalhau em crosta de alheira (bacalhau com crosta de alheira, broa e grelos acompanhado de ratatouille)

- Portobello recheado de alheira (portobello recheado de alheira de Mirandela e ovo acompanhado de espargos e fatia de pão de Mirandela tostada)

- Alheira à Tabafeira, com alheira de caça, presunto, ananás e queijo parmesão acompanhada de salada de rúcula, queijo fresco e croutons

- Francesinha de alheira picante, traz no interior a linguiça e a salsicha, frescas, com uma fatia de pão de Mirandela, queijo derretido e o molho picante

E o nome de onde vem? Tabafeira é alheira, em mirandês, que é a segunda língua oficial em Portugal. Aliás, tabafeira pode designar os enchidos com pão de trigos e carnes cozidas.

Leia mais sobre a ementa da Tabafeira – Casa D’Alheira no Viaje Comigo. Tem take away e esplanada nas traseiras.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.