Pesqueiro 25

Uma marisqueira, um restaurante com vista sobre Lisboa e um espaço com cozinha japonesa... que não tem só sushi. O Pesqueiro, o Rossio e o Avenida SushiCafé são os três restaurantes que tem mesmo de ir e provar.

Junto ao Cais do Sodré, na Rua Nova de Carvalho (também apelidada de Rua Cor-de-Rosa), o Pesqueiro 25 é um dos mais recentes restaurantes de Lisboa e é uma marisqueira. Prepare o apetite para provar tudo o que vem à rede, perdão, à mesa. Aconselhamos os camarões à la Guillo, mas também a sopa de lavagante, ou o prego de atum, que vem servido em bolo do caco.

Como a proposta principal é desfrutar de uma tábua de mariscos – que traz percebes, canilhas, sapateira, búzios, bruxas, cavacos, camarão da costa, gambas, lagostins, ostras e o que houver de mais fresco no dia - será que ainda vai ter apetite para as seguintes sugestões? É que os búzios são excelentes e as amêijoas à Bulhão Pato também...

Na ementa do Pesqueiro 25 tem também cataplanas e arroz de marisco ou de lavagante para experimentar e, nas carnes, além do presunto Pata Negra, há bife do lombo grelhado e bife à Pesqueiro 25.

Para terminar, com um doce, pode experimentar o Pão de Ló da Ti Piedade (servido com ovo ou chocolate) ou o cheesecake de morango ou caramelo.

Avenida SushiCafé

E já que falamos de doces... vamos ao sushi. Passo a explicar melhor: apesar de a refeição no Avenida SushiCafé ter sido memorável, em todos os sentidos, as sobremesas foram uma grande surpresa. Comecemos pelo início, então. A gastronomia japonesa é, aqui, rainha e há uma grande aposta num menu com criações que pouco se veem. O objetivo, dizem-nos, é dar a provar novos sabores e o menu de degustação será talvez uma boa opção para experimentar de tudo um pouco.

O primeiro prato foi o Hammachi Sashimi e o segundo o Himalayan Salt Rock Sashimi, que fica preparado numa pedra de sal dos Himalaias. Seguiu-se o tártaro de atum em mil folhas, depois o Tuna Foie (tudo em porções pequenas), o Waggu Truffle e o rolo de salmão e maçã desidratada. A Taça de Sashimi traz vários peixes e mariscos como atum, salmão, carapau, corvina, vieira, robalo, ostras, etc. Pode ler mais sobre os pratos aqui. E se a refeição estava a ser perfeita continuou com as sobremesas. Primeiro com o Kabotcha Cheesecake (com doce de abóbora, canela e pevides crocantes) e depois com o Sundae Miso (gelado de nata com caramelo de miso, crumble de oreo e biscoito de waffle). Perfeito!

Rossio

No último piso do Altis Avenida Hotel, está o restaurante Rossio, com uma bonita vista sobra a cidade de Lisboa. Se estiver bom tempo, aproveite a esplanada para saborear as iguarias feitas pelo chef João Correia e que vão mudando consoante as estações e os produtos da época.

Se quer resistir a pães, evite olhar para a cesta que lhe levam à mesa para escolher. Tem diversos pães, com cereais e sabores diferentes. Para esta época, na ementa de inverno, há sopas e cremes para aquecer, como o creme de marisco, com sapateira, camarão e ovas, ou creme de cogumelos.

Nos pratos de peixe há polvo frito com arroz malandro de feijão e coentros, assim como a corvina com xarém de fragateira e lingueirão e cebolinhas avinagradas ou a garoupa corada e abafada em vinho rosé, servida com castanhas, couve grelhada no azeite da fritura da garoupa e pleurottes assados.

O magret de pato com especiarias torradas, o risotto de beterraba e espinafres e a bochecha de porco preto estufada com legumes assados e crocante de salsifi fazem parte da nova carta, assim como a vitela de leite com gratin de marmelos assados, compota de marmelo, cardomomo, esparregado de salsa e tomates assados, entre muitos outros.

Para a sobremesa, há também surpresas como o creme brulée de fava tonka com framboesas recheadas, o chocolate quente com chantilly, marshmallows e crocantes de cacau, ou a farófia em ninho de ovos, com amêndoa torrada e gelado de amêndoa amarga. Bom apetite!

Veja mais restaurantes no Viaje Comigo, clique aqui.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.