Vinho na Galiza
O Ribeiro é a Denominação de Origem Protegida mais antiga dos vinhos da Galiza. Sob a proteção dos mosteiros, na Idade Média o vinho Ribeiro ganhou prestígio e o seu cultivo continua até aos nossos dias. Estes vinhos são multivarietais e os “colleiteiros” gostam de fazer os seus “coupages” de uma forma particular, utilizando as castas Treixadura, Albariño ou Godello, entre outras.
Enogastronomia inovadora no Vale do Avia
No ecossistema cultural e turístico do Ribeiro, destacam-se as adegas Cunhas Dávia. Com uma proposta arriscada e moderna, oferecem experiências de enoturismo aliadas a menus gastronómicos, que conseguem criar harmonizações exclusivas.
O chef Judicael Romero apresenta uma cozinha baseada em técnicas modernas: baixa temperatura e texturas e sabores adaptados a cada uma das elaborações da vinícola, para captar todas as sensações que o terroir de Cuñas transmite em cada um dos vinhos.
Pratos com toques cítricos para os vinhos mais frescos. Pesquise do umami em brancos envelhecidos; carnes galegas em elaborações internacionais para tintos, como o famoso bife tártaro com tutano caramelizado; ou um cheesecake fumado, servido em sifão para finalizar a refeição com um vinho branco envelhecido, em que se destacam os aromas a fermento e pastelaria.
Além disso, Cuñas Davia oferece serviço de coquetéis em vários dos cardápios. O chef tem vasta experiência em cocktails, sendo master trainer e embaixador de várias marcas. Em Cuñas, o vinho é o fio condutor, protagonizando as uvas e as macerações, gerando combinações como vinho com tônicas ou diversos coquetéis à base do vermute artesanal da vinícola.
Turismo termal nos arredores de Cuñas Davia
Se optar por visitar Cuñas, existe uma ampla rede de spas e fontes termais próximas. Toda a província de Ourense é um local excecional para desfrutar das fontes termais, mas a região de O Ribeiro conta com os balneários de Berán, Laias, Arnoia, Caldas de Partovia ou as termas do Prexigueiro, com os quais encerrar um percurso histórico de forma única, relaxado e brincalhão.
Em suma, para o viajante português, a Galiza é um destino muito próximo, com muitos locais por descobrir. No caminho entre Vigo e Ourense, O Ribeiro tem excelentes vias de comunicação, é fácil e rápido chegar e oferece estadias relaxantes, para desfrutar do enoturismo e da hidroterapia a preços adequados e com um serviço de elevada qualidade.
Comentários