
Esta é uma aldeia medieval do século XII cujas origens remontam ao tempo dos romanos, existindo ainda por toda a aldeia vários testemunhos desse tempo, razão pela qual é chamada de "museu ao ar livre".
Lá encontrei a hospitalidade de que Portugal tanto se orgulha, uma tranquilidade imensa e uma vontade enorme de me perder nos seus inúmeros recantos. Na estrada que dá acesso à aldeia, é impossível não ver de imediato no topo, erguido de forma imponente, o Castelo de Linhares da Beira. Hoje em dia, Linhares da Beira é também conhecida como a Capital do Parapente, sendo frequentemente procurada por vários adeptos da modalidade devido às excelentes condições que oferece.
Abaixo encontra um guia de viagem sobre Linhares da Beira com informações sobre como chegar até lá, o que ver, onde dormir e onde comer, para aproveitar ao máximo a sua visita.
Como chegar:
Se vier de Lisboa ou do Porto deverá apanhar a A1 e sair para na saída para a A23 em direcção a Abrantes/Torres Novas/Castelo Branco. Já na A23, deverá sair na saída 36 para a A25 em direcção a Aveiro/Guarda Norte. Na A25 saia na saída 26 para a N17 em direcção a Gouveia/Celorico. Depois basta seguir as indicações para Linhares da Beira.
Coordenadas GPS: 40.5539536, -7.4802591
O que fazer e visitar em Linhares da Beira:
- Castelo e Muralhas
O Castelo é o principal cartão de visita de Linhares da Beira. Ergue-se imponente no seu topo, a mais de 800m de altitude, visível ao longe a quem percorre a estrada em direcção à aldeia. Data do século XIII, tendo sido reformado por D. Dinis em 1291. É possível aceder ao recinto no interior das muralhas do castelo, por um caminho por cima das rochas que lhe dão acesso. A vista sobre as planícies que rodeiam Linhares é de tirar o fôlego.

- Antiga Casa da Câmara e Pelourinho
Hoje em dia, a Antiga Casa da Câmara, um edifício histórico de 2 pisos, é a sede da Junta de Freguesia. Foi no entanto, em tempos, também usado como cadeia. No seu interior ainda se encontram algumas peças decorativas de interesse histórico. Em frente, encontra-se o Pelourinho, datado de 1500, local onde eram aplicados castigos em praça pública a quem tivesse cometido algum crime.
- Igreja Matriz de Nossa Sr.ª da Assunção
O edifício da Igreja Matriz data do século XII, tendo no entanto sido alvo de remodelações por ordem de D. João II no século XVI, altura em que foi também dedicado a Nossa Srª da Assunção. No seu interior encontram-se algumas peças valiosas como por exemplo 3 pinturas do mestre português Grão Vasco (Adoração dos magos, Anunciação e Descimento da Cruz).
- Casa do Judeu
Diz-se que este edifício foi usado em tempos como Judiaria, na altura em que era obrigatória uma separação entre judeus e cristãos. Hoje em dia é conhecido como Casa do Judeu e é um ponto de venda de artesanato.
- Fonte de Mergulho e Fórum Romano
Antes da construção da Casa da Câmara, era aqui que eram tomadas as principais decisões administrativas, legislativas e judiciais em Linhares da Beira. Está localizado no Largo do Pelourinho e em tempos apresentou uma cobertura de madeira que cobria os homens que ali se reuniam.
- Antiga Hospedaria / Hospital
Este edifício serviu primeiramente como Hospedaria, tendo eventualmente sido transformado em Hospital que prestava serviço aos pobres, peregrinos e qualquer pessoa em necessidade. A casa faz ainda parte de uma lenda que diz que a sua antiga proprietária, D. Lôpa, teria um pacto com o Diabo, daí as gárgulas em forma de Cabra e Diabo nas extremidades da casa.
- Calçada Romana
Esta Calçada Romana faz parte do percurso que ligou em tempos Mérida a Braga. Pode ser encontrada junto à antiga Escola Primária da Aldeia.
- Igreja da Misericórdia
Construída algures durante o século XIII e conhecida inicialmente como Igreja de Santo Isidoro, passa a Igreja da Misericórdia em 1576. É um edifício com uma arquitectura bastante interessante, acolhendo no seu interior algumas peças de interesse histórico e artístico como as pinturas religiosas “Adoração” e “Fuga para o Egipto”, da autoria de pintores da Escola de Grão Vasco.
- Parapente
Linhares é conhecida como a Capital do Parapente, por ter sido uma das primeiras localidades no país a receber esta modalidade. Reune as condições ideais para a sua prática, recebendo anualmente o respectivo Campeonato Nacional e uma das 3 etapas europeias da Taça do Mundo.
Onde dormir em Linhares da Beira:
- Hotel Inatel Linhares
O Hotel Inatel Linhares está localizado logo à entrada da aldeia. Está instalado num antigo solar senhorial, oferecendo no seu interior todas as comodidades modernas necessárias a uma estadia confortável. São 26 quartos no total, disponibilizando também uma piscina, bar e campo de ténis.
- Agroturismo A Fidalga
Este bed & breakfast encontra-se na estrada que dá acesso a Linhares da Beira e oferece 3 quartos, todos com wc privativo e amenities. Assim como uma vista fantástica e um terraço para uns bem merecidos banhos de sol, caso o deseje. Tem uma pontuação de 9.8 no Booking.
Onde comer em Linhares da Beira:
- Restaurante Cova da Loba
O local ideal para provar alguns pratos típicos da zona, confeccionados na perfeição. O espaço é conhecido não só pela qualidade dos seus pratos como também pelo excelente atendimento e pelo seu ambiente que mistura um estilo rústico com um estilo mais sofisticado.
Morada: Largo da Igreja, Linhares | Contacto: +351 271 776 119 | Website: www.covadaloba.com
Festas e Eventos Especiais em Linhares da Beira:
Festa em Honra de Santa Eufêmia: Agosto
Festival Nacional de Parapente: Agosto
Aldeias Históricas mais próximas:
Trancoso - 40 kms
Belmonte - 46 km
Comentários