A aldeia histórica de Belmonte, local de nascimento de Pedro Álvares Cabral (responsável pela descoberta, ou “achamento” do Brasil) não era um destino novo para mim. Já tinha tido o privilégio de visitá-la há alguns anos atrás. Mas como a memória já me falhava, especialmente a nível de pormenores, estava na hora de regressar. Lembrava-me da forte relação que Belmonte tinha com a comunidade judaica, lembrava-me do seu grande castelo no topo da colina, mas faltavam-me as memórias das suas ruas, das suas gentes. Assim, depois das minhas passagens por Monsanto, Piódão, Sortelha e Castelo Novo, chegou a vez desta fascinante aldeia histórica.

Abaixo encontra um Guia de Viagem sobre Belmonte com informações sobre como chegar até lá, o que ver, onde dormir e onde comer, para aproveitar ao máximo a sua visita. Boa viagem!


Como chegar:

Se vier de Lisboa ou do Porto deverá apanhar a A1 e sair para na saída para a A23 em direcção a Abrantes/Torres Novas/Castelo Branco. Já na A23, deverá seguir as indicações para Belmonte.

Coordenadas GPS: 40.3349425, -7.3804179


O que fazer e visitar em Belmonte:

  • Castelo

Declarado Monumento Nacional em 1927, o Castelo de Belmonte está localizado no topo da colina e data do século XIII. Foi residência da família Cabral (à qual pertencia Pedro Álvares Cabral), tendo sido abandonado nos finais do século XVII devido a um incêndio no seu interior. Em 1992 foi aqui construído um anfiteatro que tem vindo a receber espectáculos variados ao longo dos anos. Na antiga Torre de Menagem encontra-se uma exposição permanente de diversos itens encontrados em escavações no local.

Até 26 de Outubro é ainda também possível ver de perto a carta original enviada por Pêro Vaz de Caminha ao Rei D. Manuel onde se comunicava a descoberta (ou “achamento”) do Brasil em 1500. Esta carta foi cedida provisoriamente pela Torre do Tombo, sendo apenas a 2ª vez que de lá é retirada. É uma oportunidade única de ver este documento histórico de perto. A exposição é ainda acompanhada por uma gravação áudio onde professores e alunos da Escola de Música de Belmonte leem partes da Carta, e complementada com fantásticas peças de arte da mesma época. Para mais informações: www.onovomundoeapalavra.com.

Anfiteatro do Castelo de Belmonte
créditos: Maria João Proença (Joland Blog)

  • Sinagoga Bet Eliahu

A comunidade judaica de Belmonte conseguiu, apesar da pressão e perseguição de que foi alvo ao longo dos tempos, preservar as suas tradições e rituais em segredo. A Sinagoga Bet Eliahu foi inaugurada em 1996, na altura em que se assinalavam os 500 anos do Édito de D. Manuel que ordenava a expulsão de judeus e muçulmanos do território português. A Sinagoga poderá ser visitada de Domingo a 2ª feira, mediante marcação prévia junto da Empresa Municipal de Belmonte.

Morada: Rua Fonte Rosa, Belmonte

Interior da Sinagoga de Belmonte
créditos: Maria João Proença (Joland Blog)

  • Museu Judaico

O Museu Judaico de Belmonte faz uma homenagem a todos os Judeus que durante séculos resistiram a intensas perseguições e à sua importância na própria história da vila. Está recheado de peças históricas e objectos utilizados ao longo dos anos em segredo pela comunidade judaica em Belmonte. É um local muito interessante que, pelo menos a mim, me abriu os olhos para uma história que eu desconhecia.

Morada: R. da Portela 4

Museu Judaico de Belmonte
créditos: Maria João Proença (Joland Blog)

  • Museu dos Descobrimentos

O Museu dos Descobrimentos está localizado no logradouro do Solar dos Cabrais, a antiga residência da familia Cabral. Leva-nos numa viagem interactiva pelos 500 anos da descoberta do Brasil por 16 salas diferentes. Ao longo da exposição, vários ecrãs interactivos dão pormenores interessantíssimos sobre objectos e episódios históricos. Pelo caminho passamos por uma sala preenchida por ecrãs do chão ao tecto. Sente-se nas almofadas no meio da sala ou nas cadeiras que lá se encontram para sentir o que seria estar a bordo de uma das naus que navegavam rumo ao Brasil. Ao avançar pela exposição temos contacto com vários pormenores da cultura brasileira como a música e a literatura, assim como detalhes sobre a vaga de imigração de portugueses para o Brasil. É um local fascinante tanto para adultos como para crianças, a não perder numa visita a Belmonte. Pode ser adquirido um bilhete único ou um bilhete combinado que por €7,50 (preço de adulto) dá acesso a vários museus e locais de interesse histórico em Belmonte.

Morada: R. Pedro Álvares Cabral 68, Belmonte

Museu dos Descobrimentos em Belmonte
créditos: Maria João Proença (Joland Blog)

  • Antigos Paços de Concelho e Pelourinho

Os antigos Paços de Concelho estão localizados no Largo do Pelourinho, na zona histórica de Belmonte. Diz-se que as suas pedras de armas foram mandadas picar pelo Comandante Junot durante as Invasões Francesas por Belmonte não se ter rendido.

Antigos Paços do Concelho
créditos: Maria João Proença (Joland Blog)

  • Centum Cellas

Localizado em Colmeal da Torre, a cerca de 5 kms do centro de Belmonte, diz-se que Centum Cellas foi uma vila Romana com origens no século I d.C. No entanto a sua funcionalidade ainda se mantém um mistério. Há quem diga que possa ter sido um templo, uma prisão ou uma albergaria para viajantes.

Morada: Colmeal da Torre

Centum Cellas - Belmonte
créditos: Aldeias Históricas de Portugal

  • Estátua de Pedro Álvares Cabral

Na terra natal de Pedro Álvares Cabral, o homem responsável pela descoberta do Brasil em 1500, não poderia faltar uma estátua em sua honra. Foi inaugurada em 1961 pelo então Presidente do Brasil Juscelino Kubitschek de Oliveira.

Morada:  Largo António José de Almeida, Belmonte

Estátua de Pedro Álvares Cabral
créditos: Maria João Proença (Joland Blog)

  • Solar dos Cabrais (actual Biblioteca / Arquivo Municipal)

O Solar dos Cabrais é o nome por que é conhecida a antiga residência da família de Pedro Álvares Cabral. Este imponente edifício alberga actualmente a Biblioteca e o Arquivo Municipal de Belmonte. No seu logradouro encontra-se o Museu dos Descobrimentos já referido acima.

Morada: Rua Pedro Álvares Cabral, 68, Belmonte

Antigo Solar dos Cabrais
créditos: Maria João Proença (Joland Blog)

  • Ecomuseu do Zêzere

O Ecomuseu do Zêzere ocupa outro edifício histórico de Belmonte: a antiga Tulha (Celeiro) dos Cabrais. Com uma função pedagógica, é aqui possível acompanhar todo o percurso do Rio Zêzere desde a nascente até à foz, com pormenores sobre a sua flora e fauna.

Morada: Rua Pedro Álvares Cabral, Belmonte

Ecomuseu do Zêzere - Belmonte
créditos: Maria João Proença (Joland Blog)

  • Igreja de Santiago e Panteão dos Cabrais

Considerada Monumento Nacional, a Igreja de Santiago data de 1240. Está localizada num dos caminhos de peregrinação a Santiago de Compostela e era um dos locais a que os peregrinos recorriam no decorrer do seu percurso. No interior da igreja é possível ver ainda vestígios de frescos no seu tecto e paredes e uma Pietá (escultura de Nossa Senhora da Piedade) com cerca de 1,5m de altura, datada do século XIV. Junto à Igreja encontra-se ainda o Panteão dos Cabrais onde estão guardadas as cinzas de Pedro Álvares Cabral e outros membros da familia.

Morada: Largo do Castelo, Belmonte

Igreja de Santiago em Belmonte
créditos: Maria João Proença (Joland Blog)


Onde dormir em Belmonte:

  • Casa Abrão

A Casa Abrão está localizada numa das zonas mais pitorescas de Belmonte: o antigo bairro Judeu, a apenas 100m do Castelo. Tem aqui a oportunidade de passar uns dias no centro histórico de Belmonte, numa casa típica privativa com cozinha totalmente equipada e ambiente acolhedor.

Link para reserva: Alojamento Casa Abrão

  • Pousada de Belmonte

Localizada no Mosteiro de Nossa Senhora da Esperança, a Pousada de Belmonte é um local de charme, perfeito para uns dias no meio da Serra, a apenas 1 km de Belmonte. Com vistas privilegiadas para a Serra da Estrela de todos os quartos, piscina, restaurante e lounge-bar, é uma óptima opção para uns dias bem passados nesta região.

Link para reserva: Alojamento Pousada de Belmonte

  • Casa Miriam

A Casa Miriam, uma casa de estilo rústico, está localizada perto da Igreja Matriz de Belmonte, no centro histórico e tem capacidade para 3 pessoas. Com cozinha totalmente equipada e um ambiente acolhedor, é uma boa opção para quem pretende passar alguns dias no centro desta aldeia histórica.

Link para reserva: Alojamento Casa Miriam

  • Altitude House

Localizada no centro de Belmonte, a apenas 300mt do Museu dos Descobrimentos e do Ecomuseu do Zêzere, a Altitude House é uma Pousada recente com 9 quartos. Oferece vistas fantásticas sobre a vila especialmente do terraço onde poderá desfrutar de uma bebida enquanto vê as estrelas à noite!

Link para reserva: Alojamento Altitude House


Onde comer em Belmonte:

  • Restaurante Casa do Castelo

Com um ambiente acolhedor, pitoresco e tranquilo, o Restaurante Casa do Castelo tem disponível um menu composto por pratos baratos típicos da zona. Está localizado perto do Castelo.

Morada:  Largo de Santiago, Belmonte | Contacto: +351 275 181 675

  • Restaurante da Pousada Convento de Belmonte

Inserido na Pousada Convento de Belmonte, a 1km de Belmonte, este restaurante oferece vistas fantásticas sobre a Cova da Beira e a Serra da Estrela e um menu composto por pratos típicos da região com um toque sofisticado.

Morada: Serra da Esperança, Belmonte | Contacto: +351 275 910 300


Festas e Eventos Especiais em Belmonte:

  • Feira Medieval de Belmonte: Meados de Agosto
  • Mercado Kosher de Belmonte: Setembro (em 2016 terá lugar no dia 11 de Setembro)
  • Procissão em Honra a Nossa Senhora da Esperança: 25 e 26 de Abril


Aldeias Históricas mais próximas:


Agradecimentos:
Logotipo Aldeias Historicas de Portugal (small)