A aldeia histórica de Belmonte, local de nascimento de Pedro Álvares Cabral (responsável pela descoberta, ou “achamento” do Brasil) não era um destino novo para mim. Já tinha tido o privilégio de visitá-la há alguns anos atrás. Mas como a memória já me falhava, especialmente a nível de pormenores, estava na hora de regressar. Lembrava-me da forte relação que Belmonte tinha com a comunidade judaica, lembrava-me do seu grande castelo no topo da colina, mas faltavam-me as memórias das suas ruas, das suas gentes. Assim, depois das minhas passagens por Monsanto, Piódão, Sortelha e Castelo Novo, chegou a vez desta fascinante aldeia histórica.

Abaixo encontra um Guia de Viagem sobre Belmonte com informações sobre como chegar até lá, o que ver, onde dormir e onde comer, para aproveitar ao máximo a sua visita. Boa viagem!


Como chegar:

Se vier de Lisboa ou do Porto deverá apanhar a A1 e sair para na saída para a A23 em direcção a Abrantes/Torres Novas/Castelo Branco. Já na A23, deverá seguir as indicações para Belmonte.

Coordenadas GPS: 40.3349425, -7.3804179


O que fazer e visitar em Belmonte:

  • Castelo

Declarado Monumento Nacional em 1927, o Castelo de Belmonte está localizado no topo da colina e data do século XIII. Foi residência da família Cabral (à qual pertencia Pedro Álvares Cabral), tendo sido abandonado nos finais do século XVII devido a um incêndio no seu interior. Em 1992 foi aqui construído um anfiteatro que tem vindo a receber espectáculos variados ao longo dos anos. Na antiga Torre de Menagem encontra-se uma exposição permanente de diversos itens encontrados em escavações no local.

Até 26 de Outubro é ainda também possível ver de perto a carta original enviada por Pêro Vaz de Caminha ao Rei D. Manuel onde se comunicava a descoberta (ou “achamento”) do Brasil em 1500. Esta carta foi cedida provisoriamente pela Torre do Tombo, sendo apenas a 2ª vez que de lá é retirada. É uma oportunidade única de ver este documento histórico de perto. A exposição é ainda acompanhada por uma gravação áudio onde professores e alunos da Escola de Música de Belmonte leem partes da Carta, e complementada com fantásticas peças de arte da mesma época. Para mais informações: www.onovomundoeapalavra.com.

Anfiteatro do Castelo de Belmonte
Anfiteatro do Castelo de Belmonte créditos: Maria João Proença (Joland Blog)
  • Sinagoga Bet Eliahu

A comunidade judaica de Belmonte conseguiu, apesar da pressão e perseguição de que foi alvo ao longo dos tempos, preservar as suas tradições e rituais em segredo. A Sinagoga Bet Eliahu foi inaugurada em 1996, na altura em que se assinalavam os 500 anos do Édito de D. Manuel que ordenava a expulsão de judeus e muçulmanos do território português. A Sinagoga poderá ser visitada de Domingo a 2ª feira, mediante marcação prévia junto da Empresa Municipal de Belmonte.

Morada: Rua Fonte Rosa, Belmonte

Interior da Sinagoga de Belmonte
Interior da Sinagoga de Belmonte créditos: Maria João Proença (Joland Blog)
  • Museu Judaico

O Museu Judaico de Belmonte faz uma homenagem a todos os Judeus que durante séculos resistiram a intensas perseguições e à sua importância na própria história da vila. Está recheado de peças históricas e objectos utilizados ao longo dos anos em segredo pela comunidade judaica em Belmonte. É um local muito interessante que, pelo menos a mim, me abriu os olhos para uma história que eu desconhecia.

Morada: R. da Portela 4

Museu Judaico de Belmonte
Museu Judaico de Belmonte créditos: Maria João Proença (Joland Blog)
  • Museu dos Descobrimentos

O Museu dos Descobrimentos está localizado no logradouro do Solar dos Cabrais, a antiga residência da familia Cabral. Leva-nos numa viagem interactiva pelos 500 anos da descoberta do Brasil por 16 salas diferentes. Ao longo da exposição, vários ecrãs interactivos dão pormenores interessantíssimos sobre objectos e episódios históricos. Pelo caminho passamos por uma sala preenchida por ecrãs do chão ao tecto. Sente-se nas almofadas no meio da sala ou nas cadeiras que lá se encontram para sentir o que seria estar a bordo de uma das naus que navegavam rumo ao Brasil. Ao avançar pela exposição temos contacto com vários pormenores da cultura brasileira como a música e a literatura, assim como detalhes sobre a vaga de imigração de portugueses para o Brasil. É um local fascinante tanto para adultos como para crianças, a não perder numa visita a Belmonte. Pode ser adquirido um bilhete único ou um bilhete combinado que por €7,50 (preço de adulto) dá acesso a vários museus e locais de interesse histórico em Belmonte.

Morada: R. Pedro Álvares Cabral 68, Belmonte

Museu dos Descobrimentos em Belmonte
Museu dos Descobrimentos em Belmonte créditos: Maria João Proença (Joland Blog)
  • Antigos Paços de Concelho e Pelourinho

Os antigos Paços de Concelho estão localizados no Largo do Pelourinho, na zona histórica de Belmonte. Diz-se que as suas pedras de armas foram mandadas picar pelo Comandante Junot durante as Invasões Francesas por Belmonte não se ter rendido.

Antigos Paços do Concelho
Antigos Paços do Concelho créditos: Maria João Proença (Joland Blog)
  • Centum Cellas

Localizado em Colmeal da Torre, a cerca de 5 kms do centro de Belmonte, diz-se que Centum Cellas foi uma vila Romana com origens no século I d.C. No entanto a sua funcionalidade ainda se mantém um mistério. Há quem diga que possa ter sido um templo, uma prisão ou uma albergaria para viajantes.

Morada: Colmeal da Torre

Centum Cellas - Belmonte
Centum Cellas - Belmonte créditos: Aldeias Históricas de Portugal
  • Estátua de Pedro Álvares Cabral

Na terra natal de Pedro Álvares Cabral, o homem responsável pela descoberta do Brasil em 1500, não poderia faltar uma estátua em sua honra. Foi inaugurada em 1961 pelo então Presidente do Brasil Juscelino Kubitschek de Oliveira.

Morada:  Largo António José de Almeida, Belmonte

Estátua de Pedro Álvares Cabral
Estátua de Pedro Álvares Cabral créditos: Maria João Proença (Joland Blog)
  • Solar dos Cabrais (actual Biblioteca / Arquivo Municipal)

O Solar dos Cabrais é o nome por que é conhecida a antiga residência da família de Pedro Álvares Cabral. Este imponente edifício alberga actualmente a Biblioteca e o Arquivo Municipal de Belmonte. No seu logradouro encontra-se o Museu dos Descobrimentos já referido acima.

Morada: Rua Pedro Álvares Cabral, 68, Belmonte

Antigo Solar dos Cabrais
Antigo Solar dos Cabrais créditos: Maria João Proença (Joland Blog)
  • Ecomuseu do Zêzere

O Ecomuseu do Zêzere ocupa outro edifício histórico de Belmonte: a antiga Tulha (Celeiro) dos Cabrais. Com uma função pedagógica, é aqui possível acompanhar todo o percurso do Rio Zêzere desde a nascente até à foz, com pormenores sobre a sua flora e fauna.

Morada: Rua Pedro Álvares Cabral, Belmonte

Ecomuseu do Zêzere - Belmonte
Ecomuseu do Zêzere - Belmonte créditos: Maria João Proença (Joland Blog)
  • Igreja de Santiago e Panteão dos Cabrais

Considerada Monumento Nacional, a Igreja de Santiago data de 1240. Está localizada num dos caminhos de peregrinação a Santiago de Compostela e era um dos locais a que os peregrinos recorriam no decorrer do seu percurso. No interior da igreja é possível ver ainda vestígios de frescos no seu tecto e paredes e uma Pietá (escultura de Nossa Senhora da Piedade) com cerca de 1,5m de altura, datada do século XIV. Junto à Igreja encontra-se ainda o Panteão dos Cabrais onde estão guardadas as cinzas de Pedro Álvares Cabral e outros membros da familia.

Morada: Largo do Castelo, Belmonte

Igreja de Santiago em Belmonte
Igreja de Santiago em Belmonte créditos: Maria João Proença (Joland Blog)

Onde dormir em Belmonte:

  • Casa Abrão

A Casa Abrão está localizada numa das zonas mais pitorescas de Belmonte: o antigo bairro Judeu, a apenas 100m do Castelo. Tem aqui a oportunidade de passar uns dias no centro histórico de Belmonte, numa casa típica privativa com cozinha totalmente equipada e ambiente acolhedor.

Link para reserva: Alojamento Casa Abrão

  • Pousada de Belmonte

Localizada no Mosteiro de Nossa Senhora da Esperança, a Pousada de Belmonte é um local de charme, perfeito para uns dias no meio da Serra, a apenas 1 km de Belmonte. Com vistas privilegiadas para a Serra da Estrela de todos os quartos, piscina, restaurante e lounge-bar, é uma óptima opção para uns dias bem passados nesta região.

Link para reserva: Alojamento Pousada de Belmonte

  • Casa Miriam

A Casa Miriam, uma casa de estilo rústico, está localizada perto da Igreja Matriz de Belmonte, no centro histórico e tem capacidade para 3 pessoas. Com cozinha totalmente equipada e um ambiente acolhedor, é uma boa opção para quem pretende passar alguns dias no centro desta aldeia histórica.

Link para reserva: Alojamento Casa Miriam

  • Altitude House

Localizada no centro de Belmonte, a apenas 300mt do Museu dos Descobrimentos e do Ecomuseu do Zêzere, a Altitude House é uma Pousada recente com 9 quartos. Oferece vistas fantásticas sobre a vila especialmente do terraço onde poderá desfrutar de uma bebida enquanto vê as estrelas à noite!

Link para reserva: Alojamento Altitude House


Onde comer em Belmonte:

  • Restaurante Casa do Castelo

Com um ambiente acolhedor, pitoresco e tranquilo, o Restaurante Casa do Castelo tem disponível um menu composto por pratos baratos típicos da zona. Está localizado perto do Castelo.

Morada:  Largo de Santiago, Belmonte | Contacto: +351 275 181 675

  • Restaurante da Pousada Convento de Belmonte

Inserido na Pousada Convento de Belmonte, a 1km de Belmonte, este restaurante oferece vistas fantásticas sobre a Cova da Beira e a Serra da Estrela e um menu composto por pratos típicos da região com um toque sofisticado.

Morada: Serra da Esperança, Belmonte | Contacto: +351 275 910 300


Festas e Eventos Especiais em Belmonte:

  • Feira Medieval de Belmonte: Meados de Agosto
  • Mercado Kosher de Belmonte: Setembro (em 2016 terá lugar no dia 11 de Setembro)
  • Procissão em Honra a Nossa Senhora da Esperança: 25 e 26 de Abril

Aldeias Históricas mais próximas:


Agradecimentos:

Logotipo Aldeias Historicas de Portugal (small)
Logotipo Aldeias Historicas de Portugal (small)