Depois de Monsanto, Piódão e Sortelha, a quarta aldeia histórica de Portugal na lista era Castelo Novo, no concelho do Fundão. Já lá tinha estado há uns anos atrás, mas para além da memória já me falhar um pouco, sentia que não a tinha visitado devidamente. Estava na altura de regressar.

Encaixada numa encosta da Serra da Gardunha, esta é uma aldeia histórica com uma das vistas mais bonitas da região. O nome, Castelo Novo, teve origem no facto de ter sido construído um novo castelo em substituição de um que lá existia, mas que não possuía os requisitos necessários a nível defensivo. As rochas de tons cinza envoltas numa vegetação abundante, o barulho da água que corre nas várias fontes que a abençoam com a fantástica água da Serra, as suas várias casas senhoriais e um rico património cultural e arquitectónico fazem de Castelo Novo um local de visita obrigatória em Portugal.

Abaixo encontra um Guia de Viagem sobre Castelo Novo com informações sobre como chegar até lá, o que ver, onde dormir e onde comer, para aproveitar ao máximo a sua visita.


Como chegar:

Se vier de Lisboa ou do Porto deverá apanhar a A1 e sair para na saída para a A23 em direcção a Abrantes/Torres Novas/Castelo Branco. Já na A23, deverá sair para a N18 para Alpedrinha/Castelo Novo. Depois basta seguir as indicações na estrada.

Coordenadas GPS: 40.0784195, -7.4988394


O que fazer e visitar em Castelo Novo:

  • Castelo

Localizado no topo da aldeia histórica, o Castelo está dotado de uma série de passadiços e estruturas que tornam mais acessível a sua visita. Estima-se que a sua construção date de 1202. Suba até ao topo das ruínas da Torre de Menagem para apreciar a vista magnífica sobre Castelo Novo e a Serra da Gardunha.

Castelo - Castelo Novo
créditos: Maria João Proença (Joland Blog)

  • Igreja Matriz

Não há aldeia que se preze que não tenha uma Igreja Matriz. A Igreja Matriz de Castelo Novo, também conhecida como Igreja de Nossa Senhora da Graça, está localizada no Largo do Adro e data do século XVIII.

Igreja Matriz - Castelo Novo
créditos: Maria João Proença (Joland Blog)

  • Praia Fluvial

A praia fluvial de Castelo Novo está localizada logo à entrada da aldeia. É banhada pelas águas da Ribeira de Alpreade que ali são retidas por comportas. O espaço para banhos apresenta 4 profundidades diferentes para que possa ser utilizado por todo o tipo de banhistas. A praia é ainda servida por um bar de apoio com esplanada e um relvado para banhos de sol.

Praia Fluvial - Castelo Novo
créditos: Aldeias Históricas de Portugal – Município do Fundão

  • Cabeço da Forca

Do lado esquerdo da subida para o centro da aldeia histórica de Castelo Novo, encontra-se o Cabeço da Forca. É composto por 2 grandes pedras onde ainda é possível ver os buracos onde estavam assentes as estruturas da forca onde os criminosos eram punidos pelos seus crimes.

Cabeço da Forca - Castelo Novo
créditos: Maria João Proença (Joland Blog)

  • Chafariz da Bica

Localizado no Largo da Bica, no centro de Castelo Novo, este chafariz data do século XIV, tendo sido mandado construir durante o reinado de D. Dinis. Existe um aviso junto à fonte que alerta para o facto das suas águas não serem controladas. Mas a verdade é que os habitantes da aldeia e quem a visita não resistem a matar a sede com a sua água fresquinha em dias de maior calor. 

Chafariz D'El Rei - Castelo Novo
créditos: Maria João Proença (Joland Blog)

  • Casa da Lagariça

Na Casa da Lagariça é possível encontrar várias peças originais de artesanato e outros produtos oriundos de Castelo Novo e da região. Fiquei fascinada com a oferta do espaço. Se pudesse trazia uma peça de cada! É aqui também que é possível encontrar os fantásticos bonecos, criados no âmbito do projecto “Histórias Criativas”, da autoria de Ana Almeida, com o apoio das Aldeias Históricas de Portugal, a New Hand Lab, a editora Leya, a Câmara Municipal e o Turismo do Fundão. O projecto surgiu a partir da reinvenção das lendas de cada aldeia histórica por crianças das escolas da região. Foi a partir dessas histórias reinventadas que foi publicado o livro “Lendas da tua História” pela editora Leya, da autoria de Rosário Alçada Araújo, com ilustrações em aguarela do artista João Rui Frade.

Os protagonistas de cada história foram depois transformados em bonecos físicos, graças à imaginação e criatividade de Ana Almeida, uma professora universitária da UBI na Covilhã. Os originais bonecos (6 raparigas e 6 rapazes) partilham a lã da região como matéria-prima comum e podem ser encontrados não só na Casa da Lagariça como também nos postos de turismo das aldeias históricas de Linhares da Beira e Sortelha. Este fantástico e original projecto tem como objectivo não só a divulgação do património cultural das aldeias históricas como também a criação de postos de emprego e aumento do empreendedorismo da região.

Recomenda-se a marcação prévia de uma visita à Casa da Lagariça através do email casadalagarica@gmail.com ou do número de telemóvel 962697493.

Morada: Largo Petrus Guterri, 3, Castelo Novo

Casa da Lagariça - Castelo Novo
créditos: Maria João Proença (Joland Blog)

  • Antigos Paços do Concelho e Pelourinho

O edifício quinhentista dos antigos Paços do Concelho e o Pelourinho, datado do século XVI, estão localizados no Largo do Município, no centro de Castelo Novo. O edifício faz parte da memória dos tempos em que Castelo novo era sede de Concelho.

Paços do Concelho - Castelo Novo
créditos: Maria João Proença (Joland Blog)

  • Lagariça

A lagariça é um antigo lagar de vinho com origem nos séculos VII e VIII. Construído directamente numa grande rocha perto do Castelo, este lagar é composto por 2 pias, uma maior onde a uva era pisada e outra menor para recolher o sumo daí resultante (mosto). É um testemunho das primeiras práticas da cultura do vinho na região, tendo sido construído durante a ocupação romana.

Lagariça - Castelo Novo
créditos: Maria João Proença (Joland Blog)

  • Galeria de Arte Manuela Justino e Atelier Histórias Criativas

É neste edifício que se encontra a Galeria de Arte Manuela Justino, uma pintora e escultora nascida em Castelo Novo, considerada uma das mais originais da 2ª metade do século XX, e o Atelier Histórias Criativas. O Atelier está ligado ao projecto “Histórias Criativas” (já referido acima) e é um espaço onde as crianças da região ouvem contar as histórias das aldeias e onde, através de workshops específicos, podem transformar os seus respectivos protagonistas em bonecos, usando os materiais da região.

Atelier Histórias Criativas
créditos: Maria João Proença (Joland Blog)

  • Miradouro das Alminhas

Na subida para o centro de Castelo Novo, do lado direito da estrada, encontra-se o Miradouro das Alminhas. O ponto ideal para aproveitar uma vista magnifica sobre a Serra, a ribeira de Alpreade e as ruínas da antiga fábrica de lanifícios.

Vista Miradouro das Alminhas - Castelo Novo
créditos: Maria João Proença (Joland Blog)


Onde dormir em Castelo Novo:

  • Casa Petrus Guterri

Localizada mesmo no centro histórico de Castelo Novo, a Casa Petrus Guterri é composta por 5 quartos com wc privativo e vistas fantásticas sobre a Serra da Gardunha. A casa oferece um ambiente típico e acolhedor e wi-fi gratuito. 

Link para reserva: Alojamento Casa Petrus Guterri

  • Natura Glamping

Localizado a cerca de 3 kms de Castelo Novo, em Alcongosta, esta é uma alternativa original para uns dias nesta zona. É apelidado de “camping de luxo”. Falamos de tendas de elevada qualidade com vistas de cortar a respiração sobre a montanha. Para além de wc privativo, as tendas incluem também produtos de higiene e wi-fi gratuitos.

Link para reserva: Alojamento Natura Glamping


Onde comer em Castelo Novo:

  • O Lagarto

Localizado à entrada da aldeia histórica de Castelo Novo, o restaurante “O Lagarto” é conhecido pelo seu óptimo atendimento e pratos típicos de grande qualidade. Destacam-se o Bife à Café e o Cabrito Assado no Forno.

Morada:  Largo D. Manuel I, 1, Castelo Novo | Contacto: +351 275 567 406

  • As Tílias

Localizado no Fundão, a cerca de 14 km de Castelo Novo, o restaurante “As Tilias” tem um menu composto por pratos típicos da região. Quem lá foi elogia o restaurante pela simpatia do atendimento e elevada qualidade dos pratos.

Morada: Rua dos Restauradores, Loja B R/C, Fundão | Contacto: +351 275 772 269


Festas e Eventos Especiais em Castelo Novo:

Festa em honra de S. Brás:  1º Domingo de Fevereiro

Festa de Nossa Senhora Da Serra: 2ª Feira seguinte à Páscoa

Festa do Senhor da Misericórdia:  1º fim de semana de Setembro


Aldeias Históricas mais próximas:

Idanha-a-Velha - 46 kms

Monsanto - 47 kms


Agradecimentos:

Logotipo Aldeias Historicas de Portugal (small)