Ultimamente tenho andado a fazer uma série de road trips pelas Aldeias Históricas de Portugal. Já estava na hora de conhecer como deve ser o Património histórico e cultural do meu país. Convenhamos que é um pouco vergonhoso ouvir turistas a falarem de locais em Portugal que nós próprios ainda não conhecemos. As aldeias históricas de Monsanto e Piódão já foram riscadas da lista. A seguinte foi Sortelha, no concelho de Sabugal.

Confesso que, ao contrário de Monsanto e Piódão, nunca tinha ouvido falar muito de Sortelha, pelo que não ía com grandes expectativas. E ainda bem, para dizer a verdade. A visão do castelo ao longe, no alto dos seus 760m de altitude, avisa que estamos a aproximar-nos. Ao chegar à muralha, estacionei o carro do lado de fora e entrei pela chamada Porta Falsa ou Porta Árabe. Fiquei boquiaberta com o que vi do outro lado. Para cada canto que olhasse a minha alma dava pulinhos de alegria. Uma aldeia feita de casas de pedra perfeitamente conservadas. Parecia saída de uma história de encantar de reis, rainhas e valentes cavaleiros.

Abaixo encontra um pequeno Guia de Viagem sobre a aldeia histórica da Sortelha com informações sobre como chegar até lá, o que ver, onde dormir e onde comer, para aproveitar ao máximo a sua visita.


Como chegar a Sortelha:

Se vier de Lisboa ou do Porto deverá apanhar a A1 e sair para a A23 no sentido Abrantes/Castelo Branco/Torres Novas. Na A23 saia na saída 32 para a N18 em direcção a Caria/Sabugal. Encontrará depois placas com indicações para Sortelha.

Coordenadas GPS: 40.330820, -7.211929.


O que fazer e visitar em Sortelha:

  • Castelo e Muralhas

Localizado a uma altitude de 760m, o Castelo é visível a uma larga distância. As suas origens remontam ao século XII, tendo sido mandado construir por D. Sancho I. Foi designado Património Nacional em 1910. As muralhas de Sortelha têm 4 entradas: Porta Nova, Porta Falsa, Porta da Vila (ou Porta do Concelho) e outra Porta Falsa junto ao Castelo. É possível subir até ao topo da Muralha e percorrê-la admirando a vista magnifica que nos é oferecida ao longo do passeio. 

Castelo de Sortelha
créditos: Maria João Proença (Joland Blog)

  • Torre Sineira

A Torre Sineira encontra-se na estrada que dá acesso à entrada principal da muralha. Está localizada no topo de um penedo e é acessível através de um caminho de pedra e umas escadas esculpidas na rocha. Subir até à Torre é garantia de uma vista fabulosa sobre Sortelha e os vales que a rodeiam.

Torre Sineira em Sortelha
créditos: Maria João Proença (Joland Blog)

  • Igreja Matriz

A Igreja Matriz (também conhecida por Igreja de Nossa Senhora das Neves) apresenta uma fachada muito bem preservada. Data originalmente do século XIV, tendo sido alvo de remodelações durante o século XVI. Está localizada no Largo da Igreja, junto à Porta Nova. Junto à Igreja é ainda possível observar 2 sepulturas em pedra.

Igreja Matriz de Sortelha
créditos: Maria João Proença (Joland Blog)

  • Antiga Casa da Câmara e Cadeia

Com origens no século XVI, este edifício de 2 pisos foi outrora utilizado como Cadeia (no piso inferior) e Câmara (no piso superior). Está localizada no Largo do Pelourinho e foi em tempos mais recentes usada como escola, tendo entretanto sido igualmente desativada.

Antiga Casa da Câmara e Cadeia em Sortelha
créditos: Aldeias Históricas de Portugal

  • Cabeça da Velha

Sortelha está rodeada de rochas e penedos de várias formas e feitios. Com um pouco de imaginação é possível ver as mais diversas figuras formadas pela disposição das pedras. Uma das mais conhecidas é a Cabeça da Velha. Quando lá for, tente encontrá-la!

Cabeça da Velha em Sortelha
créditos: Aldeias Históricas de Portugal

  • Jardim do Anel

Diz-se que o nome Sortelha deriva da palavra castelhana “sortija” usada para designar um anel e que poderá estar relacionado com um jogo antigo em que os cavaleiros tinham de fazer com que as setas passassem no centro de um anel. O próprio brasão de armas de Sortelha é composto por um castelo e um anel. O Jardim do Anel é um pequeno espaço junto às muralhas onde é possível avistar algumas esculturas em pedra onde se inclui, claro está, um anel.

Jardim do Anel em Sortelha
créditos: Maria João Proença (Joland Blog)


Onde dormir em Sortelha:

  • Casas da Lagariça

As Casas da Lagariça são compostas por 2 casas independentes que estão localizadas a 2 minutos a pé do centro de Sortelha. As casas têm ainda uma churrasqueira, jardim, terraço e um parque infantil.

Link para reserva: Alojamento Casas da Lagariça

  • Hospedaria Robalo

A Hospedaria Robalo não está localizada em Sortelha mas sim no Sabugal, a cerca de 10km de distância. Poderá ser uma boa alternativa para poder conhecer também a sede de Concelho a que pertence a Sortelha. Tem 25 quartos disponíveis, wi-fi gratuito e restaurante.

Link para reserva: Alojamento Hospedaria Robalo


Onde comer em Sortelha:

  • Restaurante Dom Sancho

Localizado numa das típicas casas de Sortelha, este restaurante oferece alguns pratos tradicionais da região como Arroz de Lebre, Veado Guisado ou Perdiz Estufada.

Morada: Largo do Corro, Sortelha

  • Restaurante O Celta

Com uma carta composta também por pratos típicos da zona como os famosos Arroz de Lebre, Ensopado de Borrego ou Bife de Javali, é uma boa opção para quem procura provar as iguarias locais.

Morada: Rua Doutor Victor Pereira das Neves, Sortelha


Festas e eventos especiais em Sortelha:

Muralhas com História (Feira Medieval): Agosto

Festa de Santo António: 2º Domingo de Agosto

Festa de Santo Antão: 2ª feira de Páscoa


Aldeias Históricas mais próximas:

Belmonte: 19 kms

Monsanto: 55 kms