A Beira Baixa faz parte da minha vida desde que me lembro. Zona da terra natal de parte da minha família (uma aldeia no concelho de Castelo Branco), foi aqui que passei grande parte da minha infância durante as longas (mas curtas) férias de Verão. Tenho as melhores memórias desta zona. De brincar junto à ordenha da aldeia, de apanhar cerejas nos terrenos da família, das quentes tardes de Verão passadas dentro de um tanque de rega com os primos onde partilhávamos a água com rãs e carpas que os mais velhos apanhavam na barragem. Mas a verdade é que ainda tenho muito para conhecer nesta zona. Decidi então começar com uma série de viagens pelas estradas da Beira Interior para que possa um dia dizer que conheço como deve ser o meu próprio país.

O meu primeiro destino foi Monsanto, uma das aldeias históricas de Portugal e aquela que é distinguida como sendo a “mais portuguesa de Portugal”. Com vestígios de presença humana desde a época do Paleolítico, Monsanto é doada por D. Afonso Henriques à Ordem dos Templários após a sua conquista aos mouros em 1165. Localizada nas íngremes encostas de uma colina, a aldeia de Monsanto é um local fascinante, com um ambiente tranquilo e autêntico onde me senti transportada para trás no tempo.

Abaixo encontra um pequeno guia de viagem com informações sobre como chegar a Monsanto, o que ver, onde ficar alojado e onde comer. Uma pequena ajuda para que possa aproveitar ao máximo esta aldeia fascinante.


Como chegar a Monsanto:

Monsanto está localizada a cerca de 25km a nordeste de Idanha-a-Nova. A estrada nacional N239 faz a ligação de Idanha a Monsanto num percurso com uma duração de cerca de 45m de carro. Se vem de Lisboa ou do Porto pela A1, deverá sair para a A23 na saída de Abrantes/Torres Novas. Na A23 saia pela saída de Alcains/Penamacor e siga as indicações para Idanha-a-Nova.

Coordenadas GPS: 40.0454776, -7.2296209


O que fazer e visitar em Monsanto

  • Miradouro Praça dos Canhões

Logo à entrada da aldeia histórica de Monsanto, do lado direito da estrada, encontra-se o miradouro da Praça dos Canhões que oferece uma vista magnifica sobre as planícies que rodeiam Monsanto. A vista pode ser apreciada lado a lado com os canhões em tempos usados como protecção do reino.

  • Igreja Matriz

Uns metros mais acima encontra-se a Igreja Matriz de Monsanto. Mantém ainda uma porta romana e diz-se que as suas origens datam do século XV, tendo sido restaurada no século XVIII. É um edifício imponente, perfeitamente conservado.

  • Castelo

O Castelo de Monsanto está localizado no ponto mais alto da colina, a 758 metros de altura.  A subida é feita a pé, pelos caminhos de pedra que vão desde o centro da aldeia até às suas ruínas. Apesar da escassa informação concreta sobre a sua origem, diz-se que poderá ter sido construído por volta do ano de 1165, durante o reinado de D. Afonso Henriques. Hoje em dia é ainda possível ver as ruínas da Torre de Menagem, da capela de Nossa Senhora do Castelo, para não falar da vista absolutamente magnífica. As ruínas do castelo são ainda palco, todos os anos em Maio, da festa de Santa Cruz, de origem pagã.

  • Gruta

A caminho do castelo, escondida numa das ruas da aldeia, encontra-se uma gruta escavada numa grande rocha. No seu interior é ainda possível ver alguns vestígios da sua ocupação humana. É um espaço muito reduzido mas que não deixa de ter interesse do ponto de vista histórico.

  • Necrópole de São Miguel

Junto às ruínas do Castelo e à Capela de São Miguel, encontra-se a necrópole de São Miguel. Aqui é possível ver sepulturas em pedra perfeitamente preservadas. Estas sepulturas (sem tampa) eram esculpidas nas rochas e tinham o formato do corpo ao qual eram destinadas.

  • Capela de São Miguel

Junto à entrada para o Castelo encontra-se esta capela românica da qual restam as paredes e um altar em pedra no seu interior. Não é permitida a entrada na capela, mas é possível espreitar pelas grades que tapam a entrada, vendo a totalidade da sua área.

  • Penedo do Pé Calvo

O Penedo do Pé Calvo é outro local perfeito para admirar a vista fabulosa que Monsanto oferece. Está localizado na encosta do lado direito da colina, a meio do caminho do centro da aldeia para o Castelo.


Onde ficar:

  • Taverna Lusitana

A Taverna Lusitana encontra-se mesmo no centro da aldeia. É conhecida principalmente por ser um restaurante/bar/café com um ambiente típico e acolhedor mas tem também disponível 2 quartos para alugar: um quarto twin e um estúdio com 4 camas e uma kitchenette.

Link para reserva: Alojamento Taverna Lusitana

  • Casa Pires Mateus

A Casa Pires Mateus está também localizada no centro de Monsanto, numa casa antiga recuperada. Tem disponível 3 quartos duplos e 2 quartos twin assim como uma cozinha onde os hóspedes podem cozinhar as suas próprias refeições.

Link para reserva: Alojamento Casa Pires Mateus


Onde comer:

  • Taverna Lusitana

Se procura um local típico para uns petiscos ou uma bebida ao final da tarde numa esplanada com uma vista fantástica sobre a aldeia, a Taverna Lusitana é o local ideal. Está localizada no centro da aldeia, a caminho do castelo.

Morada: Rua do Castelo, nº 19

  • O Fornvm dv Viriato

O Fornvm dv Viriato é um prolongamento da Taverna Lusitana e está localizado mesmo ao seu lado. As pizzas são um do principal elemento da ementa e o espaço dispõe igualmente de uma esplanada com uma excelente vista.

Morada: Rua do Castelo, nº 19

  • Adega Típica O Cruzeiro

A Adega Típica O Cruzeiro está localizada num edifício de traços mais modernos que os restantes edifícios da aldeia de Monsanto, mas que consegue não destoar da paisagem que a rodeia. A ementa é composta por pratos típicos como o ensopado de borrego, cabrito no forno, alheiras e ensopado de javali por exemplo.

Morada: Rua Fernando Namora 4


Festas e eventos especiais em Monsanto:

Festa da Divina Santa Cruz:  Maio

Feira Medieval: Maio

Festas em Honra do Divino Espírito Santo: Julho / Agosto


 Aldeias Históricas mais próximas:

Idanha-a-Velha: 15 kms

Castelo Novo: 47 kms

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.