A Câmara Municipal de Celorico da Beira, presidida por Carlos Assunção, refere numa nota publicada na sua página na internet que o centro histórico local vai ser palco de visitas encenadas a realizar nos dias 21 e 28 de julho e nos dias 05,11,18 e 25 de agosto.

As visitas terão início sempre às 21:15, com saída do posto de turismo de Celorico da Beira, estando a encenação a cargo da Associação Hereditas, da Guarda.

"Os participantes serão guiados por personagens ligadas aos episódios históricos que se desenrolaram nesta vila, ficando a conhecer ‘in loco', de uma nova perspetiva e de forma interativa, as figuras, o património e os acontecimentos que marcaram a história de Celorico da Beira ao longo do tempo", segundo a autarquia.

Na vila de Celorico da Beira merece destaque o castelo, erigido na Idade Média, que está classificado como monumento nacional.

A iniciativa das visitas encenadas é promovida pelo Município de Celorico da Beira, no âmbito do projeto Cultura em Rede das Beiras e Serra da Estrela, liderado pela Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, e tem a colaboração da Associação de Municípios da Cova da Beira.

A Associação Hereditas tem sede na cidade da Guarda, onde também promove visitas guiadas pelo centro histórico local, entre outras iniciativas.

A coletividade foi constituída no final de 2017 e tem como área de atuação o estudo, preservação e divulgação do património cultural local.

A direção anunciou que no seu plano de ação tem previstas iniciativas de pesquisa, promoção, recuperação e formação a realizar, sempre que possível, em parceria com entidades locais e nacionais.

Segundo a Associação Hereditas, "a melhor forma de defender o património é conhecê-lo e promover a sua fruição pela comunidade e visitantes, reforçando a identidade coletiva".

Fonte: Lusa