A ideia arranca na cidade invicta com o relançamento do site "Portugal, o Melhor Destino". Para além da apresentação do projeto, serão recebidas as candidaturas das instituições interessadas em participar. O objetivo é que a iniciativa chegue a Lisboa no próximo ano.

Os fotógrafos vão ser apresentados no site até 17 de outubro, Dia Mundial para a Erradicação da Pobreza e dos Sem-Abrigo, momento em que os selecionados vão receber uma breve formação técnica e uma câmara fotográfica.

A captação de imagens vai decorrer na próxima semana e as fotografias vão ser colocadas, posteriormente, numa plataforma que vai permitir que os portugueses elejam as suas preferidas, que depois serão apresentadas numa exposição.

Com esta iniciativa pretende-se conseguir um olhar diferente sobre as cidades, promovendo-as como destino turístico, ao mesmo tempo que se estimula a integração dos participantes e a sua valorização. Está ainda prevista uma angariação de fundos que vão reverter a favor das instituições de solidariedade social que aderirem aos projeto.

Recorde-se que “Portugal, o Melhor Destino”envolveu milhares de fotografias enviadas por portugueses e recebeu o certificado oficial do Guinness do maior álbum fotográfico do mundo. Com 4,5 metros de altura e oito metros de comprimento, incluía dez mil fotografias que ilustravam todas as regiões de Portugal e várias expressões da portugalidade.

O objetivo de então foi promover Portugal enquanto destino turístico, e contou com o ator Diogo Morgado como embaixador.

A iniciativa é da responsabilidade da Dreambooks e conta com o apoio da Câmara Municipal do Porto, Centro Português de Fotografia e Instituto Português de Fotografia, da Fujifilm e do Olhares.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.