“Portugal, o Melhor Destino” é um projeto de âmbito nacional, cuja missão é unir todos os portugueses numa causa comum: mostrar o nosso país.

Esta semana, a Dreambooks, responsável pelo projeto, conheceu as 12 pessoas sem abrigo da cidade do Porto, que durante uma semana vão mostrar a sua perspetiva e o seu olhar sobre a cidade que os acolhe.

O objetivo da ação será integrar quem não teve possibilidade de participar numa das fases anteriores do projeto e conhecer o seu olhar sobre uma cidade que é a sua casa, e cujas condições e conhecimento possibilitam uma perspetiva nova e invulgar.

A 3ª fase do projeto consiste numa nova ação de cariz social, que terá como objetivo a integração, valorização e ajuda às pessoas sem abrigo, assim como continuar a mostrar as cidades do país. Esta iniciativa consiste na distribuição de 50 máquinas fotográficas descartáveis, com capacidade para a captura de 28 fotos, às pessoas sem abrigo das cidades participantes, para que estas fotografem a sua perspetiva da cidade.

O resultado destes trabalhos estará disponível online em www.portugalmelhordestino.pt e no Centro Português de Fotografia do Porto para que todos os portugueses possam conhecer e apreciar o trabalho destes "novos fotógrafos".

O projeto
Tudo começou em 2012, ano em que foram recolhidas fotos de todo o país, através da plataforma www.portugalmelhordestino.pt. Em apenas dois meses foi possível reunir 77.053 imagens e envolver cerca de 15 mil pessoas com o objetivo de promover Portugal como o melhor destino.

Nesse mesmo ano foi criado o álbum "Portugal O Melhor Destino" que reuniu todas as regiões do país, com 768 fotos para cada uma delas. Este álbum foi também candidato ao Guiness na categoria de "Maior Álbum Fotográfico do Mundo", com 8mx4.5m e incluia as 10 000 fotografias mais votadas. Em março de 2013, obteve a certificação oficial por parte do Guinness World Records.

A iniciativa tem como objetivo democratizar a fotografia com integração de pessoas carenciadas como fotógrafos do projeto; formação e distribuição de câmaras fotográficas para a captação de novas perspetivas do país e continuar a mostrar Portugal e cada uma das suas regiões. Além disso, também pretende ajudar com a criação de produtos cujos lucros reverterão a favor das instituições sociais envolvidas no projeto.