A iniciativa “Mercado do Pêssego” é da responsabilidade da Câmara Municipal da Covilhã e pretende, simultaneamente, revitalizar o espaço do mercado e promover o pêssego, produto endógeno da região.
Para dinamizar o certame, a autarquia desafiou algumas lojas e restaurantes da cidade a participarem e a instalarem-se na antiga peixaria que, por estes dias, está transformada num espaço de restauração e lazer.
Catarina Ramos, proprietária da “Simply Sugar”, foi uma das que aceitou o desafio. Entre as delícias que preparou para o evento apresenta as gomas, a sangria ou o bolo de pêssego, que, começaram desde o primeiro momento a conquistar clientes.
“Esta a correr bem. As pessoas estão animadas e aderem”, diz, apontado para o recipiente da sangria (cinco litros), que ao fim de duas horas já vai quase no fim.
Catarina Ramos terá de fazer mais para o período da tarde.
Será também por essa altura que o gin de pêssego do “Cá se Bica” promete ter mais procura.
Kelly Costa, proprietário do espaço, inclui ainda na ementa o cheesecake de pêssego, a mousse de pêssego, a tarte Pêssego ou o cocktail de pêssego. Tudo para ajudar a dar mais sabor ao evento, que espera que venha a ter sucesso.
“Ainda é preciso trabalhar um pouco o espaço e a ideia, mas acho que pode ser uma coisa com ‘pernas para andar’”, apontou.
Não é o único que pensa assim. Isabel Ferreira, cliente assídua do mercado, também acha que a autarquia deve continuar a dinamizar este tipo de iniciativas.
“Esperemos que façam mais e que ajudem o mercado a ser como era”, disse à agência Lusa, enquanto comprava pêssegos na banca de Maria Lourenço.
Produtora agrícola e vendedora naquele espaço há mais de 50 anos, Maria Lourenço não se mostra desagradada com o evento, mas diz que é preciso mais.
O estacionamento é a principal reivindicação desta e de todos os vendedores do espaço.
“Ninguém quer vir às compras e ter de andar carregado com os sacos”, resume Sandra Martins, enquanto vai vendendo a queijada de pêssego, o pastel de nata de pêssego, o pastel de pêssego (inspirado no pastel de molho da Covilhã) ou as tigeladas de pêssego, que o espaço “Padaria do Centro”/“Balcão Bar” apresentam ao balcão.
Queixas que a autarquia conhece há algum tempo e para as quais tem procurado soluções, que está a implantar gradualmente.
“Depois de termos realizado obras e melhoramentos da coberturas e fachadas, passámos agora à promoção do espaço com iniciativas como a de hoje que, apostando numa mais-valia que são os produtos endógenos da região, também deve trazer novos públicos a este espaço, designadamente os mais novos”, sublinhou o presidente da Câmara Municipal, Vítor Pereira.
O autarca salientou ainda que esta estratégia de “revitalização e promoção” vai continuar e que, nesse sentido, tudo será feito para criar as melhores condições aos visitantes e comerciantes, nomeadamente no que diz respeito ao estacionamento, cuja eventual solução já está a ser analisada.
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