A Câmara Municipal de Gouveia, no distrito da Guarda, promove o Mercado do Queijo Serra da Estrela nos dias 29 e 30 de março, certame que pretende reunir a fileira produtiva daquele produto endógeno.

Numa nota enviada à agência Lusa, a autarquia destaca que se trata de um certame “de valorização, promoção e comercialização do Queijo Serra da Estrela DOP (Denominação de Origem Protegida), “uma das maravilhas da gastronomia portuguesa”, e de outros produtos endógenos da Serra da Estrela.

A iniciativa decorre no Mercado Municipal daquela cidade.

A autarquia refere que durante dois dias estarão reunidos “pastores, produtores e queijarias de Queijo Serra da Estrela num certame onde não faltará gastronomia, muito sabor e animação”.

O objetivo é “valorizar e reunir toda a fileira produtiva deste produto endógeno, de relevância primordial para o concelho de Gouveia”, salienta a Câmara de Gouveia.

O Mercado terá espaços de degustação e comercialização do queijo, aberto à participação de todos os produtores de Queijo Serra da Estrela e de outros produtos endógenos.

As inscrições à participação no certame decorrem até ao dia 11 de março.

De acordo com a informação disponibilizada pela Câmara Municipal, os participantes devem preencher a ficha de inscrição disponível no ‘site’ do município ou presencialmente no Posto de Turismo de Gouveia. Em alternativa poderá ser utilizado o e-mail mercadomunicipal@cm-gouveia.pt.

A iniciativa é organizada pelo município de Gouveia e conta com a colaboração da Associação dos Pastores e Produtores de Queijos da Serra da Estrela (Aprose), do Instituto de Gouveia – Escola Profissional, da Associação de Desenvolvimento Rural da Serra da Estrela (Adruse) e da Terras da Transumância e da Cooperativa de Produtores de Queijo Serra da Estrela (EstrelaCoop).