Este é um dos primeiros museus previstos para 2017, incluíndo uma filial do Guggenheim, a materializar-se na ilha de Saadiyat, a 500 metros de frente para Abu Dhabi.

O seu criador, o arquiteto francês Jean Nouvel (Prémio Pritzker 2008), concebeu a obra como uma "estrutura de sombra e descoberta" na forma de uma "península que projeta a cidade na água".

O espaço tem 24 mil metros quadrados, dos quais seis mil vão ser utilizados para exposições permanentes e dois mil para as temporárias. O museu utiliza a sombra da água para criar um fenómeno de microclima, que é conseguido graças ao vento que vem da cúpula.

O arquiteto responsável inspirou-se na arquitetura tradicional árabe: dois terços do museu são cobertos por uma cúpula de metal de 1.800 metros de diâmetro revestida com 4.481 estrelas.

Esta cúpula, composta por oito sobrepostas, permite que os raios de sol criem pontos de luz no interior do museu.

louvre abu dhabi
Interior do museu Louvre Abu Dhabi créditos: @louvreabudhabi.ae/en

A construção do museu representou um investimento de 582 milhões de euros, financiados por Abu Dhabi, e foi possível graças ao acordo inédito feito com França em 2007 para a sua criação. Este acordo inclui que França contribua durante 30 anos com o seu conhecimento e obras de arte, e onde o nome Louvre está concessionado até 2037.

O Louvre Abu Dhabi pretende ser um museu universal, dando destaque à arte ocidental clássica evocando todas as civilizações, todos os períodos, incluindo o contemporâneo, em conformidade com os valores culturais de ambas as partes, refere ainda o acordo.

O museu francês irá emprestar para a coleção permanente centenas de obras de arte, que tem vindo a adquirir, e que neste momento são já mais de 600. Outros 13 museus franceses irão também emprestar 300 obras primas de autores como Leonardo da Vinci, Vincent van Gogh, Claude Monet, Henri Matisse e Andy Warhol.

Dois artistas de renome internacional, o italiano Giuseppe Penone e o americano Jenny Holzer, vão criar trabalhos específicos para o museu.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.