Utilizando o software Google Cloud Translate o tradutor "Speak the World" permite aos utilizadores, através da aplicação do Hostelworld, não só reservar mais de 35.000 hostels, mas também falar fluentemente em 43 idiomas. Ao eliminar as barreiras linguísticas, a “app” ajuda os viajantes a afastarem-se ainda mais dos sítios mais turísticos e a mergulharem totalmente na cultura local.

A empresa com sede em Dublin - que está neste momento a recrutar 50 profissionais das áreas da tecnologia para um novo escritório no Porto – disponibiliza o “Speak the World” em 43 idiomas, incluindo bengali, inglês, francês, hindi, japonês, romeno, espanhol ou tailandês. Disponível para iOS e Android, a aplicação permite aos viajantes globais ultrapassarem as barreiras linguísticas em tempo real de forma divertida.

Nova app do HostelWorld
créditos: Hostelworld

Com apenas alguns toques o tradutor está pronto a funcionar; basta falar para o microfone do dispositivo e aguardar que as palavras sejam traduzidas. De seguida, a funcionalidade “ouve” a resposta e traduz de volta para o utilizador, e assim sucessivamente. Além disso, é possível definir o ecrã do dispositivo para apresentar uma boca e lábios cómicos que se movem com as palavras, criando o melhor quebra-gelo para conhecer novas pessoas...

Por detrás desta tecnologia está a tradução automática neural do Google Cloud Translate, que utilizou as mais avançadas técnicas de tradução para alcançar as maiores melhorias conhecidas até ao presente na qualidade de traduções automáticas.

O Hostelworld está disponível para download na Apple AppStore e no Google Play.