Viajar nunca foi tão fácil como nos dias de hoje, mas a pandemia mostrou-nos que podemos perder toda a liberdade e facilidades conquistadas. Também por conta desta situação sem precedentes, bem como pela necessidade de protegermos o planeta é que emergiram algumas tendências que aqui mostramos.
Turismo sustentável
Tal como em tudo o resto, também nas viagens as preocupações ambientais estão presentes na agenda de muitos viajantes. Escolher transportes mais amigos do ambiente, ficar em hotéis autossuficientes ou optar por destinos que protegem a natureza são opções procuradas.
Turismo interno
O famoso "vá para fora cá dentro" ganhou um novo significado com a pandemia. Um pouco por todo o mundo, as pessoas voltaram a querer descobrir os próprios países.
Estadias mais longas
Ficar mais tempo num lugar que seja menos conhecido, mais acessível ou que ofereça facilidades para trabalhadores remotos.
Ajudar comunidades locais
Cada vez mais pessoas preocupam-se em planear viagens de forma a contribuir positivamente nas vidas das pessoas de determinado lugar e não apenas ser um estorvo para os locais.
Voluntariado em viagem
Fazer voluntariado é um extra em qualquer viagem. Muitas pessoas procuram fazê-lo para acrescentar valor às suas experiências e ajudar às comunidades locais.
Homestays
Ficar em casa de habitantes locais é uma forma de alojamento que conquista cada vez mais viajantes. É mais autêntica, barata e permite um contacto mais direto com a cultura do lugar.
Escolher empresas locais para tours
Outra tendência que permite ter uma experiência mais autêntica e ainda ajudar negócios locais e não grandes multinacionais.
Viagens transformadoras
Viagens que nos transformam e que nos marcam pelas experiências.
A solo
Viajar a solo continua a ser uma tendência em crescimento.
Bem-estar
Viajar para cuidar de si, física ou psicologicamente.
Comentários