1. NO AEROPORTO
A maioria dos aeroportos tem duas opções de comboio: um "expresso", mais caro, e outro que faz mais paragens e fica mais barato, mas é mais lento. Os bilhetes podem ser comprados em máquinas automáticas ou diretamente a funcionários das companhias ferroviárias que, muitas vezes, estão em pontos estratégicos dos aeroportos e abordam os viajantes que chegam ao país para lhes vender bilhetes para o comboio expresso.
Londres Heathrow é o único aeroporto londrino com uma estação de metro.
2. COMPREM UM OYSTER VISITOR TRAVELCARD
Dá acesso ao metro (tube), autocarros, comboios e elétricos.
Podem comprar um em qualquer estação de metro e em algumas estações de comboio ou on-line aqui e carregar com quantas viagens quiserem.
Enquanto o cartão tiver crédito, podem viajar a qualquer hora do dia, em qualquer dia da semana.
Quando já não precisarem do travelcard podem pedir o reembolso do valor do cartão e de qualquer crédito abaixo de 10 libras que tenha ficado por utilizar. Esse reembolso pode ser solicitado nas máquinas de venda automáticas que existem nas estações de metro. Mais informações aqui.
3. NÃO PAGUEM POR MAIS ZONAS DO QUE PRECISAM
Quando comprarem um cartão Oyster, não gastem uma fortuna num cartão zona 1-6.
A menos que pretendam visitar algum lugar como o Hampton Court, é pouco provável que vocês saiam das zonas 1 e 2. A grande maioria das atrações turísticas e bairros como Notting Hill e Camden estão todos dentro das zonas 1 e 2.
4. NO CENTRO DE LONDRES, PODE SER MAIS RÁPIDO ANDAR A PÉ
Algumas estações de metro estão muito mais próximas do que parece. Isso inclui algumas paragens turísticas muito populares. Por exemplo, podemos chegar de Leicester Square a Covent Garden a pé em poucos minutos seguindo Long Acre, que é muito mais rápido do que apanhar o metro. A mesma coisa acontece para ir de Charing Cross até Embarkment. A TFL (Transport for London) agora tem um mapa que mostra o tempo médio de caminhada entre as estações. Consultem e imprimam aqui.
5. RESPEITEM AS REGRAS
Tal como em Portugal, devem manter-se sempre à direita nas escadas rolantes para permitir às pessoas que estão com pressa passar pelo lado esquerdo. Esta é uma regra real, não apenas uma cortesia britânica, se não respeitarem vão ter muita gente zangada convosco. E claro, como manda a educação e o bom senso, quando o metro chegar fiquem do lado da porta e não na frente bloqueando a saída das pessoas.
É proibido beber álcool no metro e nos autocarros. Novas regras, em vigor há alguns anos, impõem multas altas a quem transportar garrafas com bebidas alcoólicas abertas nestes transportes públicos. Esta regra nos comboios é ligeiramente diferente e varia conforme o operador.
6. ALGUMAS ROTAS DE AUTOCARRO PODEM PROPORCIONAR EXCURSÕES BARATAS
Se tiverem pouco tempo na cidade e não quiserem gastar dinheiro num autocarro turístico tipo hop-on/hop-off, subam para o piso superior de um autocarro vermelho comum de Londres e apreciem as vistas por apenas 1,5 libra.
Há muitas opções, mas eu recomendo duas: o autocarro nr. 10 de Hammersmith que passa por Kensington, Knightsbridge, Hyde Park Corner, Marble Arch e Oxford Street e o autocarro nr. 88 que vai de Camden para o centro de Londres, passando por Trafalgar Square, Picadilly Circus, Westminster e Tate Britain.
Outra coisa boa nos autocarros londrinos é que podemos mudar de autocarro as vezes que quisermos, no espaço de uma hora, que só somos cobrados uma vez. Ultrapassada a hora, é cobrado novo bilhete.
Os autocarros em Londres não aceitam pagamento em dinheiro por isso é preciso ter mesmo um cartão de viagem que deve ser passado na máquina de controlo quando entramos no transporte.
7. SE PUDEREM, EVITEM SEMPRE A HORA DE PONTA
Das 08h00 às 09h30 e das 17h00 às 19h00 as principais estações como Oxford Circus, Leicester Square ou Piccadilly ficam horrivelmente movimentadas (nada que assuste quem tem de apanhar o metro na estação de Entrecampos em Lisboa todos os dias em hora de ponta, mas enfim, nas férias não queremos stresses, não é?).
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Artigo originalmente publicado no blogue The Travellight World
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