Foula faz parte do arquipélago escocês de Shetland e devido à sua localização remota existiu durante muitos anos quase como uma ilha independente por direito próprio. Foi, por exemplo, um dos últimos lugares onde a antiga língua nórdica Norn foi falada.
Atualmente, apenas 35 ilhéus vivem em Foula, mas o reduzido número de humanos é largamente compensado pelas centenas de ovelhas, milhares de pássaros, e mais de 1.500 póneis Shetland.
Estes póneis habitam a ilha desde a Idade do Bronze, portanto há pelo menos 4.000 anos. Acredita-se que tenham ali chegado atravessando os campos de gelo que se formaram no final da última era glacial e ali ficaram retidos depois do degelo. Isolados, evoluíram para a raça única que hoje conhecemos como Shetland.
Os póneis Shetland distinguem-se dos demais por serem resilientes e muito fortes para o seu tamanho. Características que os levaram a ser escolhidos como cavalos de trabalho, sendo usados para cultivar a terra e transportar turfa das colinas. No século XIX, começaram a ser exportados das ilhas Shetland para trabalhar nas duras minas de carvão britânicas, onde ajudavam a transportar o minério por intermináveis túneis subterrâneos.
A exportação de póneis reduziu bastante o seu número nas ilhas Shetland, ameaçando a pureza da raça e os seus padrões de reprodução. Como resultado, a Shetland Pony Stud Book Society foi criada em 1890 para garantir a sua continuidade e hoje, felizmente, há muitas quintas que se dedicam à criação desta raça única, e muitos póneis a vaguear livremente pelas colinas de Foula, transformando este destino num lugar mágico para quem adora estes cavalos em miniatura.
Como chegar a Foula
A partir de Edimburgo pode apanhar um voo para Lerwick/Tingwall Airport e dai apanhar outro voo na Airtask para Foula. O voo de ida e volta fica por cerca de 106 Libras (cerca de 123€).
De avião é possível fazer uma viagem de um dia, ficar apenas umas horas a explorar a ilha e depois voltar, mas quem quiser ficar mais tempo pode reservar alojamento aqui.
Para mais inspiração e ideias para passeios, férias e fins de semana em Portugal e no mundo, espreitem o The Travellight World e minha página de Instagram
Comentários