Localizada no Mar Adriático, no arquipélago de Sibenik, pertencente à Croácia, Bavljenac é uma ilhota com cerca de oitocentos metros quadrados que não teria nada de especial não fosse o facto de estar coberta por uma série de muros de pedra que, quando vistos de cima, parecem uma gigantesca impressão digital humana.

Estas “linhas”, semelhantes a linhas papilares, têm cerca de 23 quilómetros de cumprimento e foram construídas sobrepondo apenas pedra sobre pedra, sem usar argamassa nem cimento. Serviam para definir fronteiras agrícolas e para melhor aproveitar os terrenos rochosos e difíceis de cultivar, já que os muros ajudam a proteger dos ventos fortes, oliveiras, vinhas e outras culturas. 

Diz-se que foram os agricultores da ilha vizinha de Kaprije que os construíram, iniciando a colonização agrícola da ilha no século XIX e criando o extraordinário labirinto rural que hoje é Bavljenac.

Esta ilha, que é desabitada, não é o único local onde este tipo de muros existe. Tanto na Croácia continental como em outros países da Europa Ocidental, como a Irlanda, Inglaterra e Escócia, encontramos a mesma técnica, mas esta ilhota destaca-se pela sua forma natural invulgar e pelas as texturas geométricas perfeitas, combinadas com a espetacular vista aérea que a tornam um lugar único, tão especial que o governo croata já solicitou que a UNESCO incluísse esta ilha na sua lista de Património Mundial.

Para inspiração e ideias para passeios, férias e fins de semana em Portugal e no mundo, espreitem o The Travellight World e a minha página de Instagram