Longe vão os tempos em que voar era sempre sinónimo de “glamour”. Vai ter de enfrentar filas, lidar com atrasos e passar horas a fio sentado, dependendo da duração da viagem.

Assim sendo, cada passageiro deverá colaborar para tornar as coisas mais agradáveis.

Por exemplo, atropelar alguém na fila de embarque não vai fazê-lo chegar mais cedo ao seu destino. Seja gentil com as pessoas mais velhas ou com alguma dificuldade e deixe as famílias com crianças passarem à frente.

Se sabe que vai usar a casa de banho com frequência, peça no 'check-in' um lugar de coxia e não de janela. Após subir a bordo procure o seu lugar e não permaneça de pé no corredor impedindo a passagem dos outros passageiros.

Ligar o portátil sem verificar se não está a atrapalhar o sono de alguém ou chamar a hospedeira várias vezes são atitudes que não deverá ter. Ficar a conversar no corredor com os seus colegas, levantar-se antes de obter autorização e não seguir as recomendações da tripulação também são atitudes deselegantes.

O telemóvel deve estar sempre desligado até aterrar.

Algumas pessoas não gostam de conversar durante a viagem. Respeite e seja discreto. Jornais de grandes dimensões não são indicados para ler no banco de um avião: prefira revistas ou livros para não invadir o espaço do passageiro do lado.

Os frequentes incómodos inerentes a uma viagem aérea (como, por exemplo, os atrasos) afectam todos por igual. Paciência e serenidade ajudam a resolver muitos problemas e a torná-la mais agradável.

Mais dicas

- Não fale alto nem faça muitas exigências. Seja simpático com as hospedeiras. Se um lugar da 1.ª classe ficar vago, nunca será ocupado por um passageiro rezingão.

- Assegure-se de que o aeroporto tem um bom parque de estacionamento. Não há nada pior do que chegar em cima da hora e ver a palavra “Completo”. Evite estas situações indo de táxi ou pedindo boleia a um amigo.

- Não confie cegamente na lista de partidas. Se há um atraso no seu avião, trate de perguntar qual a razão e depois use o bom senso. Se lhe dizem que é por “atraso no regresso”, isso pode significar que o avião não está sequer no aeroporto.

- Respeitar sempre o pessoal de bordo. Por mais simpática e prestável que seja a equipa do pessoal de bordo, não exagere. Não faças pedido desnecessários. As tarefas a bordo destas equipas incluem muitas funções que não vemos.

- Aplausos no final. Simplesmente desnecessários.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.