O Clay Tunnel ou Túnel de Argila é uma criação de Trinh Thai Dung, um vietnamita que deixou o seu trabalho como gerente na capital Ho Chi Min e se mudou para Da Lat com o sonho de abrir um parque de belas esculturas na cidade conhecida como a “cidade do nevoeiro”. Concretizar o seu plano não foi nada fácil, já que no local que escolheu para começar o seu trabalho não havia eletricidade, água potável ou transporte. O desafio foi enorme, mas com confiança, paixão e persistência, ele superou, com sucesso, todos os obstáculos e no final de 2014 abriu uma  extraordinária atração, que se estende por dois quilómetros, onde todas as esculturas, modeladas à mão, são feitas de basalto e argila vermelha escura — materiais encontradas nas terras altas centrais do Vietname.

Com o intuito de promover e atrair o turismo à região, foi feito um investimento de cerca 200 bilhões de VND, a moeda local, no Clay Tunnel usando a argila e as mãos de talentosos artesãos para contar a história de Da Lat. Réplicas em argila de edifícios icónicos da cidade como a igreja e o mercado ou o Hotel Palace são alguns dos destaques.

Como visitar

O aeroporto internacional mais próximo de Da Lat é o aeroporto  de Lien Khuong a 31 quilómetros do centro. 

De Da Lat a forma mais fácil de chegar ao Túnel de Argila é marcando uma excursão com um guia local, ou alugar uma mota ou carro e dirigir até lá. A atração turística fica a cerca de 13 quilómetros do Mercado de Da Lat. 

Há também um autocarro que faz a ligação entre o centro da cidade de Da Lat e o Túnel de Argila.

Para mais inspiração e ideias para passeios, férias e fins de semana em Portugal e no mundo, espreitem o The Travellight World e a minha página de Instagram